Painel 19-10-2016

Por Paulo Cesar Magella

19/10/2016 às 07h00 - Atualizada 18/10/2016 às 19h57

Perfil da equipe

O candidato pelo PMDB, Bruno Siqueira, retornou ontem aos estúdios da Rádio CBN, agora, para participar da entrevista de segundo turno, que terá, amanhã, a participação de sua oponente, Margarida Salomão. Como vários temas se esgotaram na primeira etapa da campanha, quando todos os sete candidatos foram sabatinados pela emissora e pela Tribuna, ele enfatizou várias questões, mas também passou pela instância meramente política, quando indagado sobre seu secretariado num eventual segundo mandato. Bruno reafirmou que manterá o mesmo modelo, mesclando assessores de perfil político com os de perfil técnico, destacando áreas estratégicas, como Administração, ocupada pela funcionária de carreira Andréia Goresck, e a Fazenda, pelo também funcionário Fúlvio Albertoni.

Contra o Uber

Embora já haja restrições à implantação do Uber em Juiz de Fora, a Câmara deve ampliar ainda mais as penalidades. O vereador Julio Gasparette (PMDB) propôs aumento de R$ 1,7 mil para R$ 20 mil o valor da multa para o transporte remunerado de pessoas em veículos particulares cadastrados através de aplicativos para locais preestabelecidos. Hoje,  o serviço é proibido na cidade por conta da Lei 13.271. Gasparette tomou a iniciativa ante as informações divulgadas pela Tribuna de que o Uber estaria prospectando novos mercados, e Juiz de Fora seria um deles.

PUBLICIDADE

Trabalhista

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares está diante de uma questão trabalhista que mobiliza a categoria. Trata-se de um Termo de Notificação da Superintendência do Trabalho e Emprego estabelecendo multas às empresas que estariam descumprindo a folga, a cada dois domingos, para os trabalhadores. O Ministério do Trabalho considera que gastronomia e hospedagem estão enquadradas nesta categoria, mas o jurídico do Sindicato tem outro entendimento. Ontem, depois de reunião dos associados, ficou definido o ingresso de ação em juízo questionando a decisão e exigindo o cumprimento de acordo coletivo de trabalho.

Prestação de contas

Todos os candidatos a prefeito e vereador que disputaram as eleições deste ano têm até o dia 1º de novembro para apresentar à Justiça Eleitoral a sua prestação de contas. Esse prazo vale também para os partidos políticos. A medida também alcança os candidatos que vão disputar o segundo turno, mas estes não terão necessidade – nesse momento – de confirmação por parte do cartório, nem entrega de documentações. A prestação de contas do segundo turno deverá ser enviada até 19 de novembro, a ser confirmada e protocolada pelo cartório, com apresentação de documentos definidos pela legislação. O candidato que renunciou à candidatura, dela desistiu, foi substituído ou teve o seu registro indeferido pela Justiça também deverá prestar contas correspondentes ao período em que participou do processo eleitoral.

Michele Meireles

Michele Meireles

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também