Gostoso e sem glúten


Por Barbara Landim

14/10/2016 às 07h00- Atualizada 23/11/2016 às 12h32

Comida para quem tem restrição a glúten, lactose ou açúcar é sem graça, seca e esquisita, certo? Errado. Os produtores da Feira Pôr do Sol estão aí para desmentir. Eles ainda são poucos – cerca de dez integrantes, que se reúnem na Praça de São Mateus às sextas-feiras das 10h às 15h, mas já criaram um público cativo em busca de alimentos exclusivamente feitos sem farinha de trigo, cevada ou centeio e muito nutritivos. Calcula-se que a doença celíaca atinja cerca de duas milhões de pessoas no Brasil. Mas quem não tem restrição alimentar também é bem-vindo a experimentar as opções, que vão de coxinha assada de frango com batata-doce a brownie vegano, pães de lentilha, inhame e tâmaras, empadinhas com massa de grão de bico, pestos, conservas e caponatas, linguiças artesanais recheadas de jiló, quiabo e pimenta biquinho, saladas e azeites aromatizados. Confira quatro dicas para quem quer alimentos saudáveis e saborosos. Em tempo: a feira tem esse nome porque a proposta inicial era acontecer entre 16h e 20h, mas não vingou nesse horário.

Salgados assados


Foto: reprodução do instagram

PUBLICIDADE

Foto: reprodução do instagram

 

Sem abrir mão do sabor, Lívia Corrêa fabrica salgados numa linha oposta aos mergulhados em óleo, como empada de baroa com frango, quibe de moranga com chia, rissole de mandioca, coxinha de frango com batata-doce. Todos muito bem temperados e pré-assados. Cerca de 80% dos ingredientes vêm direto do sítio do sogro, em Argirita. Também tem paçoca de biomassa de banana verde, feita só com com amendoim e mel, muito macia.

Carpe Vita
(32) 98842-4500

 

Antepastos com ‘sementes mágicas’

(Foto: Fernando Priamo)
(Foto: Fernando Priamo)

Há dois anos, a filha de Tatiane Neto, então com 6 anos, foi diagnosticada com diabetes tipo 1. “A alimentação dela mudou completamente, e eu achava os produtos muito caros. Foi quando comecei a testar várias receitas sem açúcar e sem glúten. Deixei a empresa em que trabalhava e investi na fabricação de bolos, tortas e antepastos”, conta. Vale a pena experimentar a caponata de berinjela e a pasta de grão de bico, que levam chia, linhaça e amaranto germinados, consideradas “sementes mágicas” porque auxiliam na diminuição do peso, do colesterol, de inflamações como celulite, regulam o trânsito intestinal e aumentam a massa magra.

Saudável Sabor Fit
(32) 98841-2778

 

Linguiça artesanal

(Foto: Fernando Priamo)
(Foto: Fernando Priamo)

Mineiro que é mineiro não resiste a uma boa linguiça. Foi pensando nisso que João Batista das Neves Neto, cuja família é de Pedro Leopoldo, perto de Belo Horizonte, fabrica linguiças artesanais de porco sem conservantes ou corantes. “É por isso que elas são branquinhas, na cor natural da carne. Na minha região, a linguiça artesanal é muito difundida, é uma tradição”, conta ele, que mora em Juiz de Fora há cinco anos. Temperado com toucinho, cominho, louro e sal, o produto tem diversos recheios – jiló, quiabo, provolone, tomate seco, azeitona verde e pimenta biquinho, e é vendido congelado em pacotes de 500g.

O conteúdo continua após o anúncio

Linguiça Gourmet Artesanal
(32) 98869-4904

Pães funcionais

(Foto: Fernando Priamo)
(Foto: Fernando Priamo)

A terapeuta Maria Costa apostou em uma linha de pães funcionais, que, além das características nutricionais básicas, também trazem benefícios à saúde. “Não uso qualquer ingrediente com lactose ou aditivos químicos”, ressalta. Entre as opções estão os de batata-doce, cebola roxa e azeitona (campeão de vendas), australiano feito com melado de cana, abóbora e erva-doce, inhame e ervas e multigrãos. Como a produção é pequena e artesanal, os pães estão sempre fresquinhos.

Estar Vivo
(32) 99151-6449

[su_youtube url=”https://youtu.be/K8ddWVI5blE”]

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.