Quartos compartilhados entre irmãos


Por ALETHÉIA WESTERMANN, ARQUITETA

08/10/2016 às 07h00

Dividir o quarto com os irmãos pode ser muito divertido. Além de se sentirem mais seguros na hora de dormir, risos, brincadeiras e também algumas briguinhas farão parte da rotina dentro de um cômodo. Entretanto, lições valiosas são aprendidas ali, como: convivência, respeito ao espaço do outro e compartilhamento. Nesse ambiente vivo e cheio de atividades para as crianças, um projeto bem pensado é fundamental para a funcionalidade, organização e muita diversão, ainda que, com idades diferentes ou meninos e meninas.

Primeiramente, é preciso considerar o espaço disponível. Isso irá determinar a disposição do mobiliário de forma que não comprometa a circulação. Em quartos com metragem maior, é possível dispor de camas em “L” ou alinhadas. Em outras situações, beliches podem ajudar a ampliar a área (atenção na proteção para evitar acidentes), pois oferecem a possibilidade de otimizar o espaço com armários, gavetas e até mesmo uma área de estudo.

PUBLICIDADE

Embora dividindo o mesmo quarto, é preciso levar em consideração a personalidade e o gosto das crianças, ou tentar chegar num acordo, mesmo quando os interesses são divergentes. Assim, garantimos que cada um tenha o próprio espaço.

Crianças mudam rapidamente de fase e de interesses também. Optar por móveis em tons brancos ou madeira ajuda a vencer qualquer época e combina com qualquer decoração. Além disso, facilita na hora de personalizar o canto de cada um. Roupas de cama com a cor de preferência, almofadas, tapetes, pufes, adesivos, papéis de parede e objetos decorativos completam o décor.

Na hora da organização, caixas com rodízios, prateleiras e nichos são ótimos para deixarem os brinquedos acessíveis e em ordem. Armários com portas deslizantes facilitam a circulação. Aposte em acabamentos de espelho para ampliar o ambiente visualmente ou em lousas para canetinhas, pois, além de estimular a criatividade, ajudam a evitar artes nas paredes, mas, por precaução, use tintas laváveis para eventuais atividades “extras”.

Assim, é possível criar um espaço de diversão e entretenimento para reforçar essa relação de afeto tão preciosa entre irmãos. Afinal, são tempos felizes que ficam guardados para sempre na lembrança.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.