Santa Catarina se mantém na liderança do Enem


Por Kelly Diniz

04/10/2016 às 18h23- Atualizada 04/10/2016 às 20h20

*Atualizada às 20h21

Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Santa Catarina teve a melhor média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas de Juiz de Fora e figura entre as cem melhores notas do país, ocupando a 81ª colocação. No ano passado, o colégio já aparecia entre as cem com maiores notas, ficando com o 64º lugar. As notas das escolas em cada uma das disciplinas avaliadas (provas objetivas e redação) foram divulgadas nesta terça-feira (4), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Tribuna analisou o resultado e montou uma lista das dez instituições de ensino com melhores resultados no município, baseada na média das notas das quatro provas objetivas, ou seja, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) se limita à divulgação das notas, sem mostrar a colocação de cada escola. Dentro deste critério, aparecem na listagem, em sequência, o Colégio Santa Catarina, Colégio Apogeu (unidade Sport) e Colégio dos Jesuítas. Entre as escolas públicas de Juiz de Fora, as melhores notas foram do Colégio Militar, Colégio de Aplicação João XXIII e Colégio Tiradentes (ver quadro).

PUBLICIDADE

Para a supervisora do Ensino Médio do Colégio Santa Catarina, Mariângela de Lacerda Guedes, a instituição se preocupa com a formação do aluno, e esse bom desempenho é resultado da dedicação de todos os funcionários. “Eu acredito que nosso diferencial é a questão da disciplina. Porque, nos dias atuais, os jovens têm muitos atrativos, e é difícil prender a atenção deles no estudo sem trabalhar a disciplina. Também contamos com o apoio da família, que está sempre presente na escola e atuando junto conosco. Somos uma equipe muito unida.”

O Inep ressalta que é preciso ter cautela na análise dessas notas, já que, diante da heterogeneidade de contextos onde as escolas estão inseridas, torna-se necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam estes contextos, como o nível socioeconômico dos alunos, o número de estudantes da escola, a formação dos docentes e a seleção realizada por algumas instituições.

Três colégios públicos da Zona da Mata entre os 30 melhores do país

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, o Coluni, aparece em primeiro lugar entre as instituições públicas com melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O colégio teve uma nota média de 690,52. Além dele, outras duas instituições públicas da Zona da Mata figuram entre as 30 primeiras colocações do país. São elas a Escola Preparatória de Cadetes do Ar de Barbacena (659,14), que ficou em quarto lugar, e o Colégio Militar de Juiz de Fora (626,87), com a 24ª colocação. Incluindo os colégios públicos e privados de todo o país, o Coluni fica no 33° lugar. Os primeiros lugares nacionais em geral são ocupados pelo Objetivo Colégio Integrado (751,29), de São Paulo, Etapa III Colégio (736,34), também de São Paulo, e pelo Ari de Sá Cavalcante Sede Mario Mamede Colégio (733,67), de Fortaleza (CE).
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de modo geral, o desempenho dos alunos subiu em redação e em ciências humanas, mas caiu em matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; natureza e suas tecnologias.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.