Gente estranha, mas legal


Por Tribuna

29/09/2016 às 07h00- Atualizada 29/09/2016 às 08h17

Novo longa de Tim Burton é adaptação do livro de sucesso de Ramson Riggs, com todos os personagens principais

Novo longa de Tim Burton é adaptação do livro de sucesso de Ramson Riggs, com todos os personagens principais

PUBLICIDADE

Com 58 anos de vida completados em agosto, Tim Burton sabe o que quer da vida e com seus filmes. Personagens excêntricos, extravagantes, com visual que vai do gótico à explosão de cores, figurinos bizarros e histórias raramente convencionais. Essa fórmula, mais as presenças – com raras exceções – da ex-mulher Helena Bonham Carter e do parceiro Johnny Depp renderam grandes filmes na carreira do cineasta, como “Sweeney Todd”, “Edward Mãos de Tesoura”, “A Noiva Cadáver”, “Ed Wood” e “A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, ou pelo menos sucessos de bilheteria como “Alice no País das Maravilhas” e os dois “Batman”. Mas já faz tempo que a “fórmula Burton” vem sendo questionada, principalmente pelo fato de que longas como “Grandes olhos” e “Sombras da noite” não fizeram barulho. O diretor, porém, parece não dar muita bola para o que dizem, e chega aos cinemas nesta quinta-feira com “O Lar das Crianças Peculiares”, mais uma produção com todos os maneirismos que fazem a alegria dos fãs.

O longa é a adaptação do livro “O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares”, do americano Ramson Riggs, publicado em 2011 e que ganhou roteiro de Jane Goldman, além de um elenco que conta com nomes como Asa Butterfield, Eva Green, Terence Stamp, Samuel L. Jackson, Ella Purnell e Raffiella Chapman. A história em si já seria suficiente para chamar a atenção do diretor americano: Jake (Butterfield) sempre ouviu com encanto as histórias fantásticas de seu avô (Stamp) e sobre como ele mesmo seria especial. Quando ele morre em circunstâncias misteriosas, o adolescente resolve que é hora de encontrar o local mágico que seu avô dizia existir.

Ele vai parar então em uma ilha no País de Gales onde existe um orfanato tido como abandonado, mas que na verdade guarda um grande segredo. Ele é habitado por crianças com “peculiaridades” (o que chamaríamos de superpoderes) como invisibilidade, voo, superforça e controle do ar e fogo, entre outros, comandado pela Sra. Peregrine (Eva Mendes), responsável por impedir que o mundo conheça os pequenos prodígios. Além disso, o local parece ser afetado por um loop eterno de 24 horas, que impede a todos de envelhecerem.

Não demora muito para Jake descobrir que também tem sua peculiaridade, mas o que não esperava era ser a esperança de todos para salvar o local de um poderoso vilão (Samuel L. Jackson). Numa versão by Tim Burton da jornada do herói, o rapaz terá que aprender a usar suas peculiaridades não apenas para viver uma grande aventura, mas também salvar seus novos amigos.

O LAR DAS CRIANÇAS PECULIARES

O conteúdo continua após o anúncio

UCI 3 (3D/dub): 13h20, 18h40 (todos os dias) e meia-noite (sexta-feira e sábado). UCI 3 (3D): 16h e 21h20. Cinemais Alameda 4 (3D/dub): 14h10 e 19h10. Cinemais Alameda 4 (3D): 16h40 e 21h40. Cinemais Jardim Norte 3 (3D/dub): 14h10 e 19h10. Cinemais Jardim Norte 3 (3D): 16h40 e 21h40. Palace 1: 14h, 16h30, 19h e 21h30 (exceto segunda-feira). Santa Cruz 2 (dub): 18h45 e 21h15

Classificação: 12 anos

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.