Getúlio recebe ciclorrota


Por Eduardo Valente

22/09/2016 às 19h17- Atualizada 23/09/2016 às 08h26

Pinturas começaram a ser feitas esta semana na Getúlio, que também terá placas de sinalização vertical (Foto: Olavo Prazeres)
Pinturas começaram a ser feitas esta semana na Getúlio, que também terá placas de sinalização vertical (Foto: Olavo Prazeres)

A Settra iniciou esta semana a implantação da ciclorrota na Avenida Getúlio Vargas. A sinalização horizontal se estende desde a Rua Jarbas de Lery, em frente ao shopping, até a interseção com a Rua Espírito Santo, próxima aos Correios. A previsão é que o trabalho seja concluído em duas semanas, tempo estimado para terminar a pintura e colocar as placas de sinalização vertical. A Getúlio Vargas é o segundo corredor de tráfego do município a receber o dispositivo, que consiste em evidenciar a rotas comumente usadas por ciclistas, compartilhando o espaço público com outros modais, como carros e motos. A primeira via a receber a ciclorrota foi a Rio Branco, em junho.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito (Settra), Rodrigo Tortoriello, a implantação da ciclorrota na Avenida Getúlio Vargas é uma forma de evidenciar algo que já acontece na prática, que é o uso da via por ciclistas, dando mais segurança a eles. “Com a sinalização, é como se estivéssemos jogando um holofote em cima da bicicleta, assim como já acontece com os pedestres, por meio das faixas, e dos outros veículos, com os semáforos e as placas de sinalização.”

PUBLICIDADE

Quase dois meses separaram a conclusão dos trabalhos de implantação na Rio Branco e Getúlio Vargas. Conforme o secretário, neste período, diversas conversas foram feitas com grupos de ciclistas, com objetivo de coletar a percepção deles quanto à novidade. “Eles disseram que a ciclorrota deu mais visibilidade para a bicicleta e já percebem mudanças no comportamento dos demais motoristas, embora ainda não seja unanimidade. Isso porque é um processo gradativo, e a postura não vai mudar da noite para o dia. Mas de um modo geral, estamos tendo um bom retorno dos ciclistas.”

Sobre dúvidas de motoristas e pedestres quanto ao uso das ciclorrotas, Tortoriello informou que uma campanha educativa está planejada para começar após o fim do período eleitoral. Foram feitas cartilhas para motoristas, ciclistas e pedestres e construído um site com informações do projeto. O objetivo é que, até o fim do ano, tenham ciclorrotas na Zona Norte e nas ruas José Lourenço Kelmer, no São Pedro; Dom Silvério, no Alto dos Passos; Santo Antônio, no Centro, e São Mateus e Vitorino Braga, em bairros do mesmo nome. No Centro, ainda devem ser feitas as pinturas nas avenidas Itamar Franco e Francisco Bernardino. Esta última deve ser a próxima contemplada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.