Para ser bem pastel
Restaurante Aero Serra
Pode até parecer bom demais para ser verdade, mas é: a casa oferece rodízio da iguaria. O preço é fixo, e o cliente se serve à vontade do sabor que desejar. O bacana é que os pastéis são daqueles em meia-lua, um formato nem grande, nem pequeno, ideal para degustar sabores diferentes. Nas opções, tradicionais como os de queijo, frango, carne, pernil e calabresa, além de versões menos comuns, como o de costela e o de bacalhau. Entre os doces, brigadeiro, doce de leite, beijinho, banana com canela e romeu e julieta.
Rua Pedro Germano 105, Santos Dumont
3231-4958
Bar du Léo
Além de uma ida ao Bar du Léo ser um programa delicioso para os dias bonitos, o pastel também é uma estrela da casa. No fim de semana, a boa é deixar para almoçar bem tarde e chegar por lá por volta das 11h, sob risco de não conseguir mesa à tarde. Há opções de carne, queijo, camarão, linguiça e outras, mas o queridinho da praça é o de bacalhau, frequentemente chamado de “o melhor da cidade”. Vá prevenido, porque o pagamento é só em dinheiro (mas vale cada moedinha).
Rua Uruguaiana 72, Jardim Gloria
3215-9112
Mexicana
Para quem é de Juiz de Fora ou vive aqui há algum tempo, apresentações são desnecessárias. No caminhão coloridérrimo, os pastéis enormes vêm em mais de 20 opções de sabores, dos mais simples até os mais sofisticados, como camarão e bacalhau. Para os corajosos, alguns chegam a pesar 1kg, como o famosíssimo “Sputnik especial” (carne, molho de ervilha, frango e ovo cozido) e o “À moda mexicana” (frango, pernil e napolitano). Para os menos gulosos, vale ir à loja de Santa Terezinha, que tem os mesmos pastéis em tamanhos menores. Dica certeira. “Brigado, de nada”. O molho de vinagrete com receita guardada a sete chaves completa a experiência, não pode ficar de fora.
Esquina das Avenidas Rio Branco e Presidente Itamar Franco (pastelaria rolante)
Av. Rui Barbosa 890, Santa Terezinha
Pastelaria Juliana (Feira da Avenida Brasil)
Quem nunca saiu de uma noitada e decidiu, num impulso, comer pastel na feira? Pode ser que você também tenha se programado para acordar cedo e ir degustar a dobradinha tradicionalíssima da gordice brasileira: pastel com caldo de cana. Na barraca do “Seu Zé”, que prepara ele mesmo a massa e os recheios, a média de venda é de 800 a 900 pastéis por domingo, e cerca de 1.200 copos de “caldicana”. Os sabores são tradicionais, carne, queijo, frango ou pizza, e é bom chegar cedo para não correr risco de ficar sem.
Avenida Brasil, Centro, todos os domingos
Pastelaria Arco Íris
Aqui também não tem miséria. Os pastéis têm 26cm, e os recheios são muito bem servidos (o ideal é comer no prato). Há opções curiosas como o de azeitona e o de ovo de codorna. Os especiais são gigantes e possuem mais de dez ingredientes. O campeão de peso é o “Big Arco-Íris com pernil”, que tem 15 itens: frango, carne, pizza, queijo, milho, bacon, azeitona, requeijão tipo Catupiry, cheddar, molho quatro queijos, calabresa, palmito, mozarela, ovo de codorna, pernil). Não é para amadores. Os doces também têm combinações curiosas, como o intrigante pastel de “Confetti”.
Rua Almiro Ribeiro Toledo 146, Jardim de Alá (3213 8459)
Rua Hilário Dias da Cruz 10, Arco-íris (3241-4219) Delivery
Pasztell Gourmet
A ideia aqui é liberdade. Os clientes podem escolher o tamanho do pastel (mirim, master ou com borda), um kit de dez pequenos ou uma unidade do pequeno. Os recheios são divididos em comuns e especiais, e cada pastel pode ser montado com dois recheios e dois adicionais (com escolhas entre abacaxi, figo, pêssego, azeitona, damasco, milho, palmito e champignon). Entre os doces, há mais de 20 combinações. Outro hit da casa é o pastel búrguer, bife de hambúrguer (de boi, frango lombo ou camarão) envolto em massa de pastel com ingredientes adicionais (queijo, salada etc). Dois prazeres em um.
Padre Café 486, São Mateus
3026-1766
Q-pastel
Bom custo/benefício e praticidade são os maiores atrativos. O preço dos pastéis é bacana, a loja é localizada bem no Centrão da cidade e a produção é contínua, ou seja: tem pastel fresquinho o dia inteiro. Os recheios não têm firula: queijo, carne, pizza e frango. Nem sempre dá pra sentar, porque a casa vive cheia, mas dá para saborear seu rango no balcão, sem frescura e sem nove horas.
Avenida Barão do Rio Branco 2001, Centro
Recanto do Pastel
Na simpática loja do Morro da Glória, dá para montar o seu pastel entre uma lista de ingredientes disponíveis, com tamanhos variados e até cinco ingredientes. As delícias são preparadas na hora, o que é um grande diferencial, porque deixa a massa sempre crocante e o recheio quentinho. Os preços são inacreditáveis e os pastéis podem ser pedidos com batata frita, para quem não dispensa um acompanhamento.
Avenida dos Andradas 776, Morro da Glória
3026-0718
Super Pastel Kombilândia
Na pastelaria rolante, o pastel pode ser do tamanho da sua fome: tem bandeja com minipastéis e opções de 15cm ou 30cm, além do “da casa”, que pode ser montado pelo cliente com até cinco ingredientes e é maior. Entre os sabores fixos, há quase 40 opções de recheios, sempre com base de queijo, frango, carne, pizza, quatro queijos, banana ou chocolate. Os minipastéis também podem ser encomendados (telefone ou WhatsApp), e o preço do cento é muito compensatório, basta ligar ou dar uma passadinha na Kombi, sempre parada no mesmo ponto do São Mateus.
Rua Padre Café (na altura dos Correios), São Mateus
3083-8177/ 98863-9960
Pastelaria do Julinho
“Pastelzinho” é coisa que não existe aqui. Os pastéis são muito avantajados,mal cabem no prato e tem que usar talher para comer mesmo. Há uma ampla variedade de sabores, mas os mais tradicionais são os que fazem mais sucesso, com destaque para o de carne e o de frango com queijo tipo Catupiry. Os preços são muito bons, e todos os pastelões vêm acompanhados do tradicional molho da casa, à base de vinagrete. O ambiente é simples, porém amplo, mas fique ligado porque no fim de semana fica lotado, e a casa não aceita cartões.
Rua Aleixo Martins Neto 115, Marumbi
3226-5936