Chuva forte causa inundações em Matias Barbosa


Por Tribuna

23/12/2014 às 17h40- Atualizada 23/12/2014 às 18h01

A poucos dias do Natal, o município de Matias Barbosa, a 21km de Juiz de Fora, foi afetado por uma forte chuva. O volume elevado de precipitação foi registrado sobretudo na região do Bairro Monte Alegre, onde o pluviômetro contabilizou 96 milímetros. A sobrecarga na cabeceira do córrego que corta o bairro causou inundações, resultando em prejuízos para a comunidade. Moradores e comerciantes foram surpreendidos pela água, que subiu rapidamente na madrugada desta terça-feira (23), e perderam móveis, alimentos e roupas. Em alguns pontos, a água chegou a atingir quase um metro de altura.

Segundo balanço divulgado pelo secretário de Obras e Serviços Públicos e coordenador da Defesa Civil de Matias Barbosa, Luiz Fernando Sirimarco, 35 imóveis foram atingidos. Apesar da lama que tomou conta das residências e das lojas, não houve danos estruturais e nem feridos.

PUBLICIDADE

“Geralmente, temos problemas na região central ou no Bairro Nossa Senhora da Penha, com o transbordamento do Paraibuna, mas dessa vez o volume de precipitação foi muito elevado sobre a cabeceira do córrego que passa no Monte Alegre. Como a calha é estreita e com profundidade pequena, não suportou a carga. Os bairros Vista Alegre e Nova Cidade também foram afetados, mas com menor intensidade. Apesar dos prejuízos materiais, não houve feridos ou desalojados. Agora estamos realizando o trabalho de limpeza e remoção do barro e dos entulhos. Em seguida, faremos a análise dos imóveis, mas, na primeira avaliação, não houve dano às estruturas”, explicou o secretário.

Ainda conforme Sirimarco, a Prefeitura está distribuindo kits de limpeza, cesta básica e colchonetes às famílias atingidas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.