Fogueira reduzida
A principal corrida de rua de Juiz de Fora deve ser menos grandiosa este ano. Pelo menos no número de participantes. Dois dias antes da 69ª edição da Corrida da Fogueira, que tem largada às 18h30 de hoje, cerca de 750 inscrições haviam sido feitas. O número é bastante baixo pelo histórico da prova mais tradicional e antiga da cidade. No ano passado, foram 2.700 inscritos na categoria principal, totalizando 3.050 inscrições, levando-se em conta a prova infantil. A baixa adesão deste ano pode ser explicada, em parte, pelo imbróglio que se arrastou por várias semanas antes de ser escolhida a organizadora do evento, realizado anualmente pela Secretaria de Esporte e Lazer da PJF e sua data.
Após dois adiamentos na divulgação do processo licitatório e uma remarcação da data da prova, a Ponto Org Organização de Eventos Ltda, de Belo Horizonte, foi confirmada como vencedora do certame. A empresa teve pouco mais de duas semanas para organizar o processo de inscrição e toda a logística da prova. O valor da inscrição (R$ 60), maior do que as provas do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora (R$ 50), também pode ajudar a explicar o número de inscritos mais baixo. Outra condição que pode ter ajudado é a proximidade com outras corridas em Juiz de Fora, como a Duque de Caxias, no final de semana seguinte.
Atenta aos problemas, a organizadora da prova vai receber inscrições ainda hoje, a partir das 16h, na Praça do Bom Pastor, de onde os atletas largam, às 18h30. A expectativa é totalizar cerca de mil competidores inscritos. Conforme a organização, mesmo os participantes que fizerem as inscrições na última hora ganharão camisa e medalha. “É importante que os atletas cheguem cedo. A largada, que antes estava prevista para 19h, foi antecipada para 18h30”, explica uma das organizadoras, Zânia Coimbra. Conforme ela, os chips, que tradicionalmente são entregues pouco tempo antes da largada, serão distribuídos já no momento da retirada dos kits. A prova conta com um percurso de 7km de corrida e 3,5km de caminhada. A prova infantil será realizada no mesmo local, às 17h.
Ontem, na entrega dos kits, atletas reclavam da falta de numeração das camisas já no fim da manhã.
No ano passado, a Fogueira, realizada em julho, teve novo recorde. O campeão da prova, pela segunda vez, Marcos Vinícius Coelho, 24 anos, percorreu 7km em 22min11s. O melhor tempo até então era de Eberth Silvério, 22min16s, em 2014. A prova foi marcada também pela reclamação de falta de água em um dos pontos de hidratação. A organizadora da prova naquele ano, a VidAtiva, atribuiu a falha ao alto número de participantes que correram na “pipoca”, ou seja, sem inscrição.
Confira interdições no trânsito
Para garantir a segurança dos participantes, a Settra promove algumas intervenções na região central desde as 14h de ontem. Até as 22h de hoje, a Avenida Doutor José Procópio Teixeira (no sentido Centro/Bairro) ficará interditada entre Rua Doutor João Penido Filho e Rua José Mário Vilella. Já neste domingo, a partir das 17h, as seguintes vias serão interditadas: Avenida Doutor José Procópio Teixeira (no sentido Centro/Bairro), entre Rua José Mario Vilella e a alça da Igreja do Bom Pastor; Avenida Doutor José Procópio Teixeira (no sentido Centro/Bairro), entre Avenida Barão do Rio Branco e Rua Doutor João Penido Filho; Rua Renato Dias, entre Avenida Doutor José Procópio Teixeira e Rua Senador Salgado Filho; Rua Doutor João Penido, entre Avenida Doutor José Procópio Teixeira e Rua Senador Salgado Filho; Rua Christóvão Malta; Rua Coronel José Mário Vilella, Avenida Rio Branco (pista central), entre Avenida Brasil (Ponte do Manoel Honório) e Avenida Doutor José Procópio Teixeira (Trevo do Bom Pastor).
No domingo, a partir das 18h, será fechada a pista lateral da Avenida Rio Branco, no sentido Bairro/Centro, entre a Rua Senador Salgado Filho e a Avenida Doutor Procópio Teixeira. As vias serão liberadas com o término da corrida ou conforme a avaliação dos agentes de trânsito e/ou policiais militares, de acordo com a evolução da corrida.
Conforme a Settra, nos pontos de travessia da Avenida Rio Branco incluídos no trajeto da corrida, o tráfego ficará paralisado enquanto estiverem passando os corredores ou a critério do agente de trânsito, devendo ser liberado de acordo com a evolução da prova. Todos os pontos críticos serão devidamente sinalizados. Na pista central da Avenida Rio Branco, o tráfego será proibido a partir das 17h. Os ônibus deverão circular pela pista lateral, fazendo breves paradas para embarque e desembarque de passageiros, paralelamente aos pontos existentes.