Paladar apurado


Por Tribuna

20/08/2016 às 07h00

Gostando ou não das panelas, a cozinha vem tomando uma atenção especial nos projetos. Antes isolada, agora ela é integra aos demais ambientes, porém sem perder a flexibilidade. Por sua característica informal, deixa todos à vontade, além de receber os amigos e o dia a dia da família.

Todavia, antes de definir o estilo, um bom planejamento é fundamental para atender o fluxo e as distintas áreas de trabalho, tais como: armazenamento, limpeza, produção e consumo. Os espaços de geladeira, pia e fogão se relacionam frequentemente no processo de preparo dos alimentos, por isso a disposição desses equipamentos deve ser a mais eficiente possível. Assim, diante dessa triangulação de trabalho, cozinhas com uma tipologia linear, em L ou em U otimizam o serviço e evitam circulações cruzadas que dificultam quando há mais pessoas no espaço.

PUBLICIDADE

Com as novas tecnologias, atenção nos detalhes como tomadas específicas para fornos ( elétricos e microondas), eletros de bancada e coifas; pontos extras de água para os filtros de geladeiras e lava-louças; tamanho dos eletrodomésticos e ligação de gás. Atenção nas alturas, tanto das bancadas, que são de 90cm a 94cm, quanto dos móveis aéreos, que começam de 1,40m a 1,50m a partir do piso.

Os granitos continuam em alta para as bancadas, mas o inox feito sob medida e os sintéticos (Corian, Silestones…) também já são frequentes. Os materiais usados na cozinha devem ser resistentes à umidade e a manchas, além de serem fáceis de limpar.

Porém, a beleza não foi deixada de lado em nome da praticidade, muito pelo contrário. Não é a toa que cada vez mais o mercado lança novos equipamentos e eletrodomésticos com um fino design e muito charme. Uma enorme variedade de acabamentos e materiais veste paredes e móveis e personaliza o ambiente. Melamínicos, vidros de cor, laca, ladrilhos, geométricos. Vale tudo, dos tons quentes da madeira natural aos materiais mais inovadores. A cozinha reflete os mais diversos gostos e estilos de vida, além de se tornar cada vez mais elegante e funcional.

Segundo Charles Eames, os detalhes “não são detalhes. Eles são o projeto”. E os detalhes são a verdadeira obsessão dos arquitetos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.