Cinco points vegetarianos e/ou veganos em JF


Por Júlia Pessôa

19/08/2016 às 07h00- Atualizada 19/08/2016 às 07h48

Pode reparar. De uns tempos para cá, mais restaurantes, lanchonetes, bistrôs, hamburguerias, food trucks, carrocinhas, biroscas e provavelmente até botequins passaram a oferecer opções para os clientes vegetarianos e veganos. Uma pesquisa do maior portal vegano do Brasil, o Vista-se (vista-se.com.br), realizada com dados do Google Trends, indicou que termos como “vegan”, “vegano” e “veganismo” tiveram busca 500% maior entre janeiro de 2011 e janeiro de 2015. Já em 2012, uma pesquisa do Ibope apontava que 8% da população brasileira (na época, 15,2 milhões de brasileiros) era de vegetarianos. Por consciência, convicção ou ativismo, mais e mais pessoas estão mudando seus hábitos em relação ao consumo de produtos animais. Acompanhando esta transformação de comportamento, mais e mais estabelecimentos passaram a incluir refeições vegetarianas e/ou veganas em seus menus. A lista de hoje fala não destes espaços, mas de restaurantes – alguns deles antigos e tradicionais na cidade – com cardápio especialmente elaborado para atender este público, mas tão gostoso que enche os olhos até de quem não é veggie. Delicie-se.

 

PUBLICIDADE

Taiwan

Foto:divulgação

 

Bem no Centro da cidade, o Taiwan é um self-service e tem pegada oriental, por isso é possível encontrar iguarias como makimonos (um tipo de peça da comida japonesa) e guiosas, aquelas trouxinhas feitas com massa fina e recheada, neste caso, com legumes ou carne de soja. Aliás, o restaurante não serve carne animal, mas os pratos feitos com a de soja, como recheio ou atração principal, são extremamente saborosos. O buffet de saladas é bem variado, e há também muitas opções de frutas. Nas sobremesas, a tortinha de maçã é um hit. O preço do quilo é superbaratinho, e todo mundo ganha um suco de cortesia. Claro, como o nome indica, o estabelecimento é de uma família taiwanesa simpaticíssima, então de comida oriental, o povo entende!

Rua Benjamin Constant 749 – Centro

 

Budi

budi1

Bem na linha do Taiwan e também administrado por uma família oriental, o self-service logo se tornou um xodozinho do São Mateus. Com peças de comida japonesa, guiosas e combinações agridoces características do Oriente, o Budi também tem opções bem com a cara do Brasil, como pastéis e empanados (de carne de soja, tofu, ou vegetais). Quem estiver de olho na balança deve ficar esperto, porque há muitas opções fritas e muito saborosas. Saladas e sobremesas são diversificadas. O atendimento é intimista e familiar, e o proprietário faz questão de cumprimentar os clientes – em um português ainda charmosamente marcado pelo sotaque de seu país de origem -, não raramente dando amostra de novos pratos. Há diversas opções de congelados para levar para casa, e o preço camarada do quilo é mais um chamariz.

Rua São Mateus 103 – São Mateus

 

Ton Shan

tonshanpg

 

 

Também transitando entre o Oriente e o Brasil, o Ton Shan traz pratos típicos da gastronomia chinesa e japonesa, e ainda delicinhas como quibe e croquete veganos. Os proprietários são muito atenciosos e empenhados em atender as especificidades da alimentação dos clientes, e o arroz temperadinho com especiarias é de se comer rezando. Há muitas opções frias e quentes de salada. Uma dica de amigo é experimentar o inesquecível pãozinho de carne de soja com palmito.
Avenida Itamar Franco 911 -Centro

 

Formosa

Foto:divulgação

O conteúdo continua após o anúncio

 

Fechando o tour asiático, o Formosa é de uma família coreana, e o buffet a quilo é sem frescuras, sem extravagâncias, mas cheio de sabor. O buffet de saladas possui muitas folhas e legumes frios e quentes, além de frutas. Há variedade também nos carboidratos, sempre com arroz integral e alguma massa, purês de diferentes vegetais e opções como grão-de-bico e lentilha. Empanados também sempre marcam presença, seja de carne de soja, tofu ou vegetais como abobrinha e couve-flor. O preço do quilo é barato, e tem suco ou chá de cortesia, mas vá prevenido porque o local não aceita cartão.

Rua Espírito Santo 637 – Centro

 

Vida e saúde

Foto: divulgação

 

Saindo da vibe oriental, o Vida e Saúde tem muitos anos de funcionamento e fica bem no coração da cidade, de frente para o Parque Halfeld. O cardápio é all inclusive, ou seja, você paga um preço fixo e come à vontade, além de ter sobremesa e sucos incluídos. O buffet self-service é variadíssimo, com dezenas de opções só de saladas. Também sempre há muitos pratos quentes com uso criativo (e tremendamente saboroso) de proteína vegetal, como lasanha e feijoada. Reserve espaço para a sobremesa, porque é um show à parte, como dá para ver nesta foto em que alguém foi às forras com um mix de bolo de cacau vegano, salada de frutas e doce de beterraba, regados a chantilly de soja. Porque simplesmente não dá para escolher uma só. Pegue uma mesa perto da janela e contemple, sem pressa, o ir e vir de pessoas e as árvores do Parque Halfeld.

Avenida Rio Branco 2143 – Centro

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.