Questão de física é anulada


Por Tribuna

17/12/2014 às 07h00- Atualizada 26/12/2014 às 05h15

Estudantes comentam questões das provas anteriores antes do início do último exame

Estudantes comentam questões das provas anteriores antes do início do último exame

PUBLICIDADE

A questão número 21 da prova de física do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF foi anulada. A prova, que era de múltipla escolha, foi realizada no último domingo, e vários colégios da cidade apresentaram discordâncias sobre a questão. Foram quatorze recursos referentes aos dois primeiros dias do exame nos três módulos. A UFJF já avaliou nove, que ocasionaram alterações nos gabaritos, e outros cinco seguem em análise. Estes últimos, referentes ao Pism I e II.

Além da questão anulada, o Colégio Apogeu enviou outros dois recursos ontem relacionados a questões das provas abertas de matemática dos módulos I e II, segundo o coordenador do colégio, Alfredo Portugal. “Os enunciados estão com excesso de informação e de dados, ou com informações erradas.” Já a assessoria do Colégio dos Jesuítas informou que entrou com recurso para as provas de física e de biologia.

De acordo com a Diretoria de Comunicação da UFJF, houve ainda alterações no gabarito da prova de domingo. No Pism I, na prova de literaturas, a resposta correta para a questão 8 era a letra D, não a letra E, como divulgado erroneamente no gabarito. Já no exercício 9 da mesma prova, a resposta era a letra A, não a letra D.

O participante que discordar de alguma questão relativa à prova aplicada ontem pode entrar com recurso somente hoje, das 9h às 18h. O pedido deve ser protocolado na Central de Atendimentos ou enviado por fax para (32) 2102-3755 ou 2102-3979. É preciso confirmar o envio e a legibilidade do documento pelos telefones (32) 2102-3738 ou 2102-3978.

 

Ocorrências

Mais um celular foi apreendido ontem, dessa vez durante a aplicação das provas em Governador Valadares. O candidato, que estava no Pism III, foi eliminado. Na segunda-feira, um aluno foi flagrado com o aparelho em Muriaé. Já no domingo, outro estudante foi identificado com o celular ao realizar a prova no Colégio Academia, em Juiz de Fora. Ambos eram do Pism I.

[Relaciondas_post]No campus da UFJF, o trânsito fluiu tranquilo na maior parte do tempo, com alguns picos de congestionamento. Outros 98 candidatos não compareceram ontem, totalizando 2.182 faltosos. O número representa 9,7% do total.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Reclamações

Mães reclamaram ontem da falta de estrutura para atender os acompanhantes que aguardavam os estudantes no campus. Muitas estavam com malas para voltar à cidade após o término do Pism. “Eles não nos deixam nem usar os banheiros”, reclamou uma das responsáveis.

Outra mãe conta que somente espera o filho no campus, pois não consegue se comunicar com ele, já que a instituição proíbe a entrada de celulares. “Deviam recolher os celulares e entregá-los no final, para que nossos filhos possam nos avisar quando terminarem as provas.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.