Livro debate sobre uso de drogas nas escolas


Por Júlia Pessôa

16/12/2014 às 19h11- Atualizada 26/12/2014 às 05h16

“Prevenção ao uso de álcool e drogas no contexto escolar” é o título do novo livro desenvolvido pelo Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia) da UFJF. A obra é voltada para educadores da rede pública e está disponível para download gratuito no site da editora da universidade.

O livro foi elaborado durante o curso de capacitação à distância “Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas”, criado pela Universidade de Brasília (UnB) e financiado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça. “O objetivo é que o livro possa servir aos professores como orientação sobre práticas de prevenção do consumo de álcool e drogas por crianças e adolescentes, dentro da escola”, explica a pesquisadora do Crepeia, Pollyanna Santos.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com ela, o texto vai contribuir para ampliar o debate sobre o uso dessas substâncias no ambiente escolar e sobre os problemas decorrentes e associados ao consumo dos entorpecentes pelos jovens, garantindo que os professores se sintam confiantes para lidar com essas questões.

Esse é o primeiro ano que o treinamento acontece fora da Unb, tendo a UFJF como pólo. Foram disponibilizadas dez mil vagas para professores da rede pública de ensino de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para baixar o livro, basta acessar o link: www.editoraufjf.com.br/images/gratuitas/Cartilha.pdf.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.