O esporte e as virtudes


Por Luís Eugênio Sanábio e Souza, escritor

09/08/2016 às 07h00- Atualizada 02/03/2018 às 13h26

Inicialmente, parece-me importante destacar o aspecto salutar do esporte. Sabe-se que a prática esportiva beneficia não só o corpo como também a mente. Além disso, o esporte une os povos, ajudando a promover a paz. O próprio aspecto competitivo, dentro dos justos limites físicos e morais, estimula as virtudes. As vitórias e também derrotas esportivas deixam lições que podem edificar não só os esportistas mas também os espectadores. Penso que, por estas e outras razões, é preciso apoiar a prática esportiva no país, e as Olimpíadas aparecem como uma oportunidade de reflexão sobre os aspectos salutares do esporte.

É verdade que, “se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz desta um valor absoluto, insurgindo-se contra uma concepção neopagã que tende a promover o culto do corpo, a tudo sacrificar-lhe, a idolatrar a perfeição física e o êxito esportivo. Em razão da escolha seletiva que faz entre os fortes e os fracos, tal concepção pode conduzir à perversão das relações humanas” (Catecismo da Igreja Católica n° 2289).

PUBLICIDADE

O esporte promove contatos e relações com pessoas que provêm de culturas e ambientes diferentes; contribui para aceitar as diferenças, fazendo delas uma ocasião preciosa para um recíproco enriquecimento e descoberta do outro.

Podemos considerar também o aspecto econômico dentro deste contexto das Olimpíadas. Trata-se de uma grande responsabilidade o gerenciamento deste aspecto. Sabemos, infelizmente, que, não raro, a corrupção impede o desenvolvimento econômico, mas, indubitavelmente, as Olimpíadas podem aquecer a economia, sobretudo em razão do movimento turístico.

Num momento em que o país aparece no cenário internacional como uma nação em crise econômica e moral, as Olimpíadas podem contribuir para destacar os aspectos positivos da nação, sobretudo a hospitalidade. O povo brasileiro, apesar de sofrido, é um povo acolhedor, que sabe sorrir mesmo diante das dificuldades. Esta é uma grande lição que podemos transmitir para o mundo.

Feitas estas considerações, concluo que considero importante a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil e espero que todos se alegrem com os jogos a partir de um espírito de paz e cordialidade!

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.