JF terá Campeonato de Xadrez Escolar


Por Tribuna

04/08/2016 às 07h00- Atualizada 04/08/2016 às 07h53

Acontece neste sábado (7), às 9h30, o primeiro Campeonato Mineiro de Xadrez Escolar Blitz, que reunirá cerca de 300 crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio de várias cidades mineiras no Colégio Academia, em Juiz de Fora. Organizada pela Liga X de Xadrez Escolar e pela Federação Mineira de Xadrez, o campeonato busca estimular os jogadores nesse esporte, que vem ganhando cada vez mais espaço e fará parte dos jogos Pan-Americanos. Apenas em Juiz de Fora, há mais de dois mil praticantes do xadrez nas escolas.

O campeonato será na categoria Blitz, cuja duração de tempo para cada jogada é de, no máximo, 15 minutos. As disputas serão por séries e separadas entre masculina e feminina. O primeiro lugar de cada série receberá um troféu e do primeiro ao décimo colocado de cada ano serão contemplados com medalhas, conforme informações do patrocinador do campeonato Oscar Alvarenga.

PUBLICIDADE

Um dos competidores, Arthur Henriques, 8 anos, está empolgado com o campeonato. Ele joga xadrez desde os 6 anos e já venceu vários campeonatos. “Eu acho muito bom ter o campeonato em Juiz de Fora, porque, das outras vezes, eu tive que viajar muito para competir e agora vou poder competir em casa. Já ganhei várias Ligas X e sou campeão mineiro e carioca. Eu estou animado porque todo mundo fala que eu tenho condições de ganhar.” Mas todas essas conquistas com sua pouca idade não veio de graça. Arthur treina todos os dias, uma hora por dia, com professor particular. “Eu jogo xadrez porque eu acho interessante, é um jogo de estratégia.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.