Personalização na obra


Por Alethéia Westermann (arquiteta)

27/07/2016 às 17h29

Foto: Alethéia Westermann
Foto: Alethéia Westermann

Se você tem disponibilidade de tempo para comprar um apartamento na planta pode ser um bom negócio, visto que a economia pode chegar a 30% em relação ao empreendimento pronto, além de obter melhores condições de preço e formas de pagamento nesta fase. Entretanto, outra grande vantagem é a possibilidade de customização dos ambientes com novas viabilidades de retribuição da planta e de acabamentos. Essa tendência vem se consolidando cada vez mais no mercado imobiliário.

A personalização dos espaços, geralmente, é oferecida de duas formas: Em kits, com duas ou mais opções de layouts e acabamentos pré-selecionados pela obra, ou com possibilidade de modificações mais livres e completas, ou seja, o proprietário pode decidir sobre todos os detalhes com seu arquiteto, que, aliás, poderá acompanhar todo o processo junto com a construtora. Isso facilita muito a vida do cliente e gera economia, evitando o desperdício com o quebra-quebra de paredes e revestimentos, além de não pagar pelo mesmo serviço por duas vezes.

PUBLICIDADE

O ideal é que essa transformação ocorra na fase estrutural, em que se tem mais liberdade nas modificações, porém sempre respeitando questões legais e técnicas e, ainda, os prazos para a apresentação dos projetos de alteração, para que o cronograma da obra não sofra prejuízos.

Abrir paredes, integrar ambientes, substituir revestimentos, pintura, louças e metais sanitários por outros da preferência do cliente, modificar espaços e adequá-los a suas necessidades e funções. Essas modificações físicas, mão de obra e cumprimento dos prazos ficam na responsabilidade da construtora/incorporadora, assim, além de assegurar que as alterações solicitadas sejam realizadas na fase de planejamento da planta, não se perde a garantia do imóvel ou serviços, tais como impermeabilização do piso, encanamentos, instalações elétricas, entre outros.

Todavia, como disse acima, é uma obra em longo prazo, e alguns cuidados antes de partir para essa empreitada é preciso ter para que não ocorram arrependimentos. Verifique se o imóvel atende suas expectativas quanto a tamanho, localização, infraestrutura oferecida e flexibilidade da planta. Pesquise a empresa conhecendo outros trabalhos já executados e converse com outros clientes para saber como foi a experiência deles. Se a dúvida ainda persistir, vale preferir os projetos que contam com um modelo decorado para visitação pública.
Buscamos um imóvel com o qual nos identificamos, e a personalização tem essa função: Transformar a morada no imóvel perfeito.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.