Estiagem completa três semanas


Por Tribuna

22/07/2016 às 18h59

Olavo Prazeres/22-07-16

Juiz de Fora completou, nesta sexta-feira (22), 21 dias sem chuvas, já que a última precipitação foi registrada no dia 1º. Desde esta data, ondas de calor e frio foram observadas, com temperaturas que oscilaram entre 8 graus (dia 19) e 29,2 (dia 16). Depois de dias de tempo fechado e baixas temperaturas, o sol deve voltar a aparecer no fim de semana. O fluxo de umidade que age no oceano e contribui para a formação de nuvens na Zona da Mata deve começar a perder força, favorecendo a amplitude térmica, ou seja, dias quentes e noites frias. Até domingo (24), o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) espera oscilação entre 10 e 22 graus, sem possibilidade de chuvas.

Com esta nova condição, a umidade relativa do ar tende a ficar baixa, com patamar próximo aos 30% ao longo dos próximos dias no período da tarde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, nesta circunstância, as doenças respiratórias se manifestam com mais frequência. Entre as recomendações para evitar danos ao corpo humano está não ficar exposto ao sol, beber bastante água e não fazer exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.