‘Birdman’ lidera indicações ao Globo de Ouro


Por Guilherme Arêas

11/12/2014 às 19h54

A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood anunciou nesta quinta-feira (11) os indicados para a 72ª edição do Globo de Ouro, que será realizada em Los Angeles em 11 de janeiro de 2015 com apresentação de Tina Fey a Amy Poehler. Quatro filmes despontam com o maior número de indicações nas categorias de drama e comédia, na premiação que é considerada por muitos como um “termômetro” do Oscar.

A comédia “Birdman”, do mexicano Alejandro González Iñárritu, recebeu o maior número de indicações: sete (ver quadro)). O filme conta a história de um ex-ator de cinema (Michael Keaton) famoso por interpretar um super-herói – o tal Birdman – e que tenta recuperar as glórias do passado. Outro forte concorrente em comédia ou musical é “O grande Hotel Budapeste”, de Wes Anderson, que concorre a melhor filme e ator (Ralph Fiennes) na categoria, além de indicações para direção e roteiro (ambos com Anderson).

PUBLICIDADE

“Boyhood” e “O jogo da imitação” vêm em seguida, com cinco indicações. O primeiro, dirigido por Richard Linklater, acompanhou durante 12 anos a vida de um garoto, da infância até os 18 anos, cobrindo da chegada à escola à passagem para a faculdade. O segundo, de Morten Tyldum, tem o britânico Benedict Cumberbatch interpretando o famoso matemático inglês Alan Turing, um dos pais da computação e participante do grupo que conseguiu desvendar os códigos secretos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele acabou cometendo suicídio após ser acusado de homossexualismo e ter se submetido a uma castração química.

Quem corre por fora é “Foxcatch: uma história que chocou o mundo”, de Bennett Miller (“Capote”, “O homem que mudou o jogo”). A história de John du Pont, herdeiro da fortuna du Pont e que matou a tiros, em 1966, o sete vezes campeão olímpico de luta greco-romana David Schultz, foi indicada a melhor filme em drama, melhor ator em drama (Steve Carell) e melhor ator coadjuvante (Mark Ruffalo).

 

“Fargo” tem mais indicações na TV

A televisão faz parte da premiação do Globo de Ouro desde 1956, e este ano o maior número de indicações vai para uma minissérie que adapta… Um filme. “Fargo”, produção dos irmãos Cohen que rendeu duas estauetas do Oscar (melhor roteiro original para a dupla e melhor atriz para Frances McDormand), foi levada para a TV este ano e concorre a melhor minissérie, ator coadjuvante, atriz em minissérie e duas vezes em ator em minissérie (Billy Bob Thornton e Martin Freeman). Em seguida, na mesma categoria, vem a perturbadora “True detective”, concorrendo para melhor minissérie, melhor atriz coadjuvante e melhor ator em minissérie (Woody Harrelson e Matthew McConaughey).

Entre as séries dramáticas, “The affair”, “The good wife” e “House of cards” lideram com três indicações cada. Entre as séries cômicas, “Orange is the new black” também recebeu três indicações.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.