Curumim valoriza ações cooperativas


Por Tribuna

10/12/2014 às 21h26

Valorizar a contribuição de cada um e unidos alcançar um objetivo. Esta é a meta da ação cooperativa desenvolvida nas unidades dos Curumins em Juiz de Fora. Nesta quinta-feira (11), cerca de 70 crianças, entre 5 e 14 anos, participam dos jogos realizados no Curumim Santa Maria, localizado no Bairro Jóquei Clube I, na Zona Norte da cidade.

Entre as atividades a serem desenvolvidas estão a ponte da paz e o pára-quedas cooperativo. Na primeira, é usada uma corda de 18 metros com nós, onde os envolvidos unindo forças fazem uma alavanca mecânica, capaz de fazer com que pessoas consigam realizar a travessia. “Discutimos durante todas as atividades habilidades sociais, como a resolução de conflitos, empatia e civilidade, com o objetivo de valorizar a participação de cada um dentro das suas possibilidades. A ideia é mostrar que juntos somos mais fortes, e que se um perde todo mundo perde”, afirma o técnico em educação física, responsável por coordenar as atividades Renato Costa Valle de Mello.

PUBLICIDADE

Os jogos cooperativos fazem parte das atividades dos Curumins, desenvolvidas ao longo do ano. O projeto foi implantado em 2012. Para Mello, entre os pontos positivos alcançados dentro dos jogos está à valorização da auto-estima, o sentimento de pertencimento e aceitação no grupo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.