Emissão de carteira de trabalho está suspensa em JF


Por Nathalia Carvalho

06/06/2016 às 09h54- Atualizada 06/06/2016 às 19h39

Atualizada às 19h40

O serviço de emissão de carteira de trabalho e previdência social (CTPS) está temporariamente suspenso em Juiz de Fora e em todo o Estado de Minas Gerais. A medida foi determinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que os postos de emissão do documento possam atualizar o sistema que utilizam para a realização do serviço. Desta forma, as carteiras deixarão de ser manuais para serem informatizadas.

PUBLICIDADE

De acordo com a gerente regional do MTE em Juiz de Fora, Carla Beatriz de Castro Barros, a iniciativa pretende garantir maior segurança e controle. “A carteira manual é fácil de ser fraudada, o que contribui para as fraudes no seguro-desemprego. Com a informatização, os dados serão cruzados com a Receita Federal.” Ela explica que ainda não há uma data definida para que o serviço seja retomado. “Não poderemos emitir mais a carteira manual, então, o retorno do serviço será feito após a implantação do novo programa.” Ela orienta que os trabalhadores possam se informar no MTE (3215-9231) e nos postos de atendimento.

A assessoria da Câmara Municipal, onde o serviço também é realizado, informou que, apesar da suspensão, a entrega das carteiras já prontas e a prestação de informações gerais sobre os procedimentos necessários para obtenção do documento continuarão sendo realizadas normalmente. “Assim que o MTE anunciar o retorno definitivo do funcionamento para a obtenção da carteira de trabalho, a Câmara Municipal voltará a receber os pedidos.” Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 3313-4936, no período das 8h às 18h.

Na unidade de atendimento integrado (UAI), localizada no Independência Shopping, o serviço também ficará suspenso. Para outras informações, os interessados podem ligar para 3250-1000.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.