Operação desarticula esquema de sonegação em setor moveleiro


Por Tribuna

03/12/2014 às 10h55

Agentes da Secretaria do Estado da Fazenda (SEF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e policiais civis e militares deflagraram, na manhã desta quarta-feira (3), a operação “Remonta”, com o objetivo de desarticular um esquema de sonegação fiscal, promovido por dois grupos relevantes da indústria moveleira de Ubá.

Ao todo, mais de cem profissionais participam da operação, que cumpre mandados de busca e apreensão em 12 empresas das cidades de Ubá, Tocantins e Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

De acodo com as investigações, os dois grupos vinham praticando venda desacobertada, subfaturamento do valor real das vendas, utilização de “laranjas” ou “testas-de-ferro” e de divisão do valor real das vendas de mercadorias entre vendas de partes e peças e serviços de mão de obra. Além disso, as investigações apontam promoção de saídas de móveis da fábrica, situada em Ubá ou de empresas do Rio Grande do Sul, quando deveriam ser dos estabelecimentos comerciais onde os clientes efetuaram suas compras.

O valor da sonegação de ICMS estimado é de cerca de R$ 100 milhões, num período de cinco anos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.