Equação racional


Por MÁRCIO MAIO

05/05/2016 às 07h00- Atualizada 05/05/2016 às 08h35

Motor 2.0 16V passou por ajustes e ganhou 6cv, chegando a148cv

Motor 2.0 16V passou por ajustes e ganhou 6cv, chegando a148cv

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Manter-se na briga dos SUVs compactos no Brasil anda cada vez mais complicado. Mas a Renault sabia bem que a chegada de concorrentes como o Jeep Renegade e o atual líder na categoria, Honda HR-V, acabaria por diminuir o espaço para seu utilitário Duster no mercado. O jeito foi providenciar, no ano passado, um face-lift no modelo e garantir competitividade a partir de uma relação de custo/benefício mais atraente. Tanto que a versão Dynamique 2.0 AT, que reúne todos os itens tecnológicos e de conforto que o modelo oferece, se nivela aos valores de entrada dos modelos automáticos da concorrência. Com isso, manteve a antiga briga contra o Ford EcoSport, agora pelo terceiro lugar no ranking. Posição que hoje é ocupada pelo representante da Ford, por cerca de 300 unidades mensais de vantagem em 2016, ano em que o exemplar da Renault soma 1.790 emplacamentos por mês.

Enquanto a nova geração – prevista para ser lançada na Europa no ano que vem – não chega, o modelo passou por leves modificações para se inserir na nova assinatura estética da marca francesa. A grade frontal foi reformulada, assim como os elementos internos dos faróis, que mantiveram o mesmo formato. O para-choques também ficou mais bojudo e agressivo, com grade inferior em estilo colmeia. Na traseira, as lanternas incorporaram um filete de leds e uma nova faixa, com o nome Duster, deu as caras em cima da placa. Para-choques traseiro também foi repaginado.

Mas um dos principais trunfos do Renault Duster Dynamique 2.0 AT na briga dos SUVs compactos é o Media Nav Evolution. A central multimídia ampliou consideravelmente sua capacidade de interação com smartphones e consegue, inclusive, transmitir informações sobre o trânsito. Além disso, traz GPS de série e tela touch de sete polegadas, além de interagir com Facebook e Twitter.

O motor 2.0 16V passou por ajustes recentes e ganhou 6cv, somando totais 148cv a 5.750rpm, com etanol no tanque. O torque, de 20,2kgfm com gasolina ou 20,9kgfm com etanol, aparece em quatro mil giros. Mas, segundo a marca, 18,8kgfm deles já se mostram presentes a apenas 2.250rpm, quando abastecido com etanol.

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