Divulgado resultado da licitação do transporte coletivo
A Prefeitura divulgou, nesta quinta-feira (28), os nomes dos dois consórcios que vão explorar o sistema de transporte coletivo de Juiz de Fora pelos próximos dez anos. Conforme publicação do resultado da licitação no Atos do Governo, o consórcio Via JF venceu o primeiro lote e o consórcio Manchester de Transporte Coletivo venceu o segundo lote. No documento, é informado que houve desistência de recurso referente a esta fase, manifestada pelos consórcios na última fase da licitação, realizada no último dia 20, quando foram analisadas as propostas de preço. Sendo assim, não será aberto prazo de cinco dias úteis para recurso.
[Relaciondas_post] O consórcio Via JF é formado pelas empresas Transporte Urbano São Miguel de Uberlândia Ltda., Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda., Viação São Francisco Ltda. Já o consórcio Manchester é constituído pelas sociedades empresárias Goretti Irmãos Ltda., Transporte Urbano São Miguel Ltda. A Comissão Especial de Licitação (CPL) informou ainda que a consórcio Via JF (96,5 pontos) foi a vencedora da proposta de preço do primeiro lote, ficando a consórcio JF de Transportes Coletivos – Consórcio JF em segundo lugar (79,85 pontos). Já no segundo lote, a Manchester venceu (98,2 pontos) e a Consórcio JF ficou em segundo (85,8 pontos). Entre os critérios que foram avaliados para definir o vencedor deste estágio estão melhor proposta de desconto em itens, como mão de obra, combustível e manutenção, além de estudo de viabilidade, comprovando que é executável o que a empresa está ofertando.
A Prefeitura agendou uma entrevista coletiva para fornecer detalhes sobre o resultado do certame para esta quinta, às 16h.
Processo inédito
O processo licitatório do transporte coletivo na cidade é algo inédito e aguardado há anos. Foi iniciado no dia 22 de maio de 2015, visando a selecionar empresas ou consórcios para prestar o serviço de transporte coletivo de passageiros por ônibus e veículos de pequeno porte adaptados para pessoas com deficiência física. O prazo de concessão é de dez anos, com possibilidade de prorrogação por mais dez. Até sua realização em novembro, o início da licitação foi adiada duas vezes. O processo avaliou a combinação de melhor técnica e menor preço. Assim, além de aptidão para a prestação do serviço, as empresas vencedoras são aquelas que apresentaram os menores valores para os coeficientes de consumo da planilha de cálculo tarifário, que deverá ser revista a cada três anos.