Case de sucesso


Por MÁRCIO MAIO - AUTO PRESS

28/04/2016 às 07h00- Atualizada 28/04/2016 às 11h21

Aposta é no conforto e na segurança dos passageiros (Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias/26/04/2016)

Aposta é no conforto e na segurança dos passageiros (Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias/26/04/2016)

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As expectativas da Jeep e do grupo FCA para o Renegade sempre foram enormes no Brasil. Afinal, o segmento de SUVs parece não ser afetado pela crise no segmento automotivo. Depois de um ano de vendas, os números são mesmo dignos de festa: mais de 55 mil unidades vendidas, distribuídas por uma rede que já soma 194 concessionárias no país. O bastante para levar a Jeep à nona posição do ranking de marcas no primeiro trimestre deste ano, com 2,9% de participação de mercado. Boa parte desses emplacamentos é da versão Longitude 1.8 flex. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, 73% de todos os exemplares comercializados foram com propulsor flex. E 34% do total geral são da configuração Longitude – que também pode receber o motor turbodiesel 2.0.

A imagem associada às aptidões aventureiras – característica da marca – não é tão reforçada na motorização flexível. O trem de força abastecido com gasolina ou etanol tem 132cv e 19,1kgfm de potência e torque máximos e evoca a personalidade mais urbana do modelo. A começar pela própria tração, que é dianteira. A aposta, nesse caso, é no conforto e na segurança dos passageiros.

A variante Longitude flex também valoriza a vocação familiar creditada aos utilitários esportivos compactos do mercado. Para isso, traz itens de série que facilitam a vida do motorista e só está disponível com a transmissão automática de seis velocidades. A lista de equipamentos é extensa e interessante. Contempla confortos como piloto automático, direção elétrica, câmera de ré, freio de estacionamento elétrico, alerta de limite de velocidade e manutenção programada, limitador de velocidade, ar-condicionado automático dual zone e sistema de entretenimento com GPS, tela de 5 polegadas e comandos de voz.

A segurança é defendida pelo controle de estabilidade, de tração e anticapotamento, alarme, assistente de partida em subidas e fixação Isofix para assentos infantis. Como opcionais, ainda dá para incluir sensor crepuscular e de chuva, cinco airbags extras – além dos frontais de fábrica – e até teto solar. Mas a conta final pode assustar. O valor inicial, de R$ 88.490, pode subir R$ 27.800 com todos os opcionais possíveis. De qualquer forma, a julgar pela quantidade de vendas do Renegade, preço não tem sido um problema para a Jeep no Brasil.

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