JF tem baixa adesão à vacinação contra sarampo e poliomielite
A campanha de vacinação contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo está com baixa adesão em Juiz de Fora. Em sua última semana, somente 58,76% das crianças foram imunizadas contra a paralisia infantil e 55,41% foram vacinadas contra o sarampo. O público-alvo são crianças de 6 meses a 5 anos de idade. O Ministério da Saúde estipula que 95% das crianças recebam as doses.
Além da realização de dois dias D, a Secretaria de Saúde está entrando em contato com as creches para que as vacinas sejam aplicadas nestas instituições. “Mas precisamos que os pais assinem as autorizações para que possamos imunizar as crianças”, explica a enfermeira do Departamento de Imunização, Mariana Braga.
A enfermeira ressalta que as doenças ainda existem e por isso é preciso realizar as imunizações para que as moléstias não voltem ao país. “Ainda há países com endemias de poliomielite. E, no Nordeste, houve registros de sarampo este ano. Os casos foram em crianças que haviam voltado do exterior, principalmente da Europa.” A poliomielite provoca a paralisia infantil e o sarampo, problemas respiratórios e encefalite, podendo levar rapidamente ao óbito.