Radar – Nissan com câmbio automático


Por AUGUSTO PALADINO

14/04/2016 às 07h00- Atualizada 14/04/2016 às 09h43

SEM O PÉ ESQUERDO

Chega às lojas da Nissan em junho as versões com câmbio automático CVT do sedã Versa e do hatch March. A nova transmissão ficará disponível para o motor 1.6 flexível de 111cv nos dois modelos. A marca nipônica ainda não informou os preços que serão cobrados pela novidade, mas já se espera um acréscimo de cerca de R$ 5 mil à conta final de ambos.

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DE CARA NOVA

A Renault se prepara para mostrar neste ano, no Salão de Paris, em outubro, a reestilização da quarta geração do Clio. O modelo, que por aqui é vendido em sua segunda geração, deve receber para-choque dianteiro redesenhado, faróis de leds com luzes diurnas, grade dianteira e saídas de ar maiores, além de alguns detalhes cromados em seu exterior.

ESTRATÉGIA MANTIDA

Apesar da queda intensa no mercado automotivo, a Chery já começou a produção do subcompacto QQ nacional em Jacareí, no interior de São Paulo. A marca chinesa já fabrica por aqui o compacto Celer em suas carrocerias hatch e sedã e, no futuro, terá ainda uma linha de produção do SUV Tiggo 5. O QQ brasileiro deve chegar às concessionárias no mês que vem, mas não há uma confirmação se os preços atuais serão mantidos ou reduzidos.

PASSADO E FUTURO

A Yamaha mostrou um conceito de scooter que mistura aspecto retrô e traços contemporâneos no Salão Duas Rodas do Vietnã. O 04GEN tem o quadro escondido por peças plásticas semitransparentes e pode entrar em linha em breve. Isso porque, apesar da febre de modelos vintages nos line ups das marcas de motocicletas, a Yamaha ainda não atua nesse segmento.

PITADA DE ENERGIA

Prevista para 2019, a nova geração do Honda Fit chegará com cerca de 30 quilos a menos e motores turbo. As configurações de entrada receberão um 1.0 com compressor capaz de render 130cv e mais de 20kgfm de torque, enquanto o propulsor 1.5 turbinado do novo Honda Civic aparecerá em versões híbridas. Na parte estética ainda não há informações mais detalhadas.

PROPORÇÕES AMPLIADAS

A Audi mostrou imagens de uma limousine criada a partir do A8 L, intitulada A8 L Extended. Trata-se de um exemplar único, fruto de uma encomenda de um cliente europeu. São 6,36 metros de comprimento e 4,22m de entre-eixos – 1,09m a mais que o A8 L. O modelo leva seis passageiros em assentos individuais e separados por consoles centrais. O motor é um V6 3.0 de 310cv e 44,8kgfm, com tração integral e câmbio automático de oito marchas. A limousine leva 7,1 segundos para acelerar de zero a 100km/h e tem velocidade máxima limitada em 250km/h.

MENOS MAL

O governo alemão concluiu que a fraude nos testes de emissão de poluentes do motor 2.0 turbodiesel do Grupo Volkswagen só foi realizada nos veículos da própria Volkswagen. As investigações concluíram que marcas como Porsche e Audi, que também pertencem ao grupo, mantiveram índices dentro dos limites estabelecidos pela lei. Os relatórios completos se tornarão públicos ainda no final deste mês.

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MUDANÇAS SUTIS

O calendário virou para o Ford Ka. Na linha 2017, tanto o hatch quanto o sedã Ka+ ganham banco traseiro bipartido, cinto de segurança de três pontos para o passageiro do meio e um terceiro apoio de cabeça. Com isso, o Ka passa dos R$ 41.590 para R$ 41.990 na versão inicial, a SE 1.0, enquanto o Ka+ pula dos R$ 44.590 para R$ 44.990.

FOCO JOVEM

A Toyota revelou um conceito batizado de uBox, criado em parceria com estudantes do Centro de Pesquisa Automotiva da Universidade de Clemson, nos Estados Unidos. A inspiração é a chamada Geração Z, composta pelos jovens de cerca de 20 anos atualmente. Não há informações sobre o trem de força, mas sabe-se que o modelo é elétrico. As portas traseiras são do tipo “suicidas” e há teto de vidro curvado com armação de fibra de carbono e alumínio. Os assentos são montados em trilhos e removíveis.

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