MEC acompanha ações contra a dengue nas escolas municipais de JF


Por Tribuna

07/04/2016 às 19h37

Foto: Gil Velloso/PJF

 

PUBLICIDADE

No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta (7), o Ministério da Educação (MEC) enviou uma representante para acompanhar as ações do projeto “Na liga contra o Aedes aegypti”, da Prefeitura de Juiz de Fora. A visita teve início às 14h, na Escola Municipal Cecília Meireles, no Bairro Nova Era, Zona Norte, e seguiu para a Escola Municipal Professora Maria das Dores Dias Lizardo, em Benfica, também na Zona Norte, às 16h. O objetivo é verificar a mobilização da comunidade escolar no combate ao vetor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Conforme a secretária-executiva da UFJF, Gabriela Magalhães, que representou o MEC na visita às escolas do município, a mobilização está sendo realizada pelo Ministério entre os dias 4 e 9 de abril nas escolas dos 223 municípios prioritários, que são aqueles que possuem maior incidências das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Eu achei muito interessante porque as escolas estão usando de todos os recursos para conscientizar os alunos, como música, teatro, dança, internet.

Na Escola Municipal Cecília Meireles, os alunos do 6º ano fizeram os panfletos de combate ao mosquito. Eles também apresentaram música, dança, uma peça de teatro chamada “O Mosquitão”. Já na Escola Municipal Professora Maria das Dores Dias Lizardo houve uma contação de história dos alunos para os pais, envolvendo também os familiares na ação, além do desenvolvimento de panfletos. Algumas escolas têm feito caminhadas pelos bairros para chamar a população ao combate do vetor. As ações não acontecem somente dentro das instituições.

O projeto de Educação Ambiental “Na liga contra o Aedes aegypti” foi lançado no dia 23 de fevereiro, na rede municipal, com o objetivo de promover a conscientização da comunidade escolar para ações efetivas de combate ao mosquito. O projeto busca envolver os mais de 40 mil estudantes da rede, para que eles participem ativamente no combate ao transmissor da dengue e de outras doenças.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.