Cadillac XT5 esbanja luxo e faz frente aos rivais alemães


Por Rubén Hoyo, do Autocosmos.com, exclusivo no Brasil para Auto Press

09/04/2016 às 07h00- Atualizada 09/04/2016 às 16h43

Foto: Divulgação
Cadillac planeja lançar mais de dez novos carros até 2018, a maioria deles SUVs; primeiro à venda é o XT5, crossover que substitui o SRX (Foto: Divulgação)

A Cadillac, divisão de luxo da General Motors, está em uma profunda transformação. O objetivo é ser uma importante marca no segmento de carros de luxo em todo o mundo. Mas para competir diretamente com a Lexus e com a tríade alemã composta pela Audi, BMW e Mercedes-Benz, precisa se tornar uma fabricante global. E isso significa que seu line up tem de crescer drasticamente. Diante disso, a Cadillac planeja lançar mais de dez novos carros até 2018, a maioria deles SUVs. E o primeiro já está à venda: o XT5, crossover que substitui o SRX.

A plataforma é completamente nova. Graças à utilização de novas ligas metálicas, o XT5 é 126kg mais leve que o antecessor SRX, embora esteja cerca de 18cm mais longo. De acordo com a Cadillac, o espaço para o banco traseiro é 8,5cm maior, enquanto a distância entre-eixos cresceu em 5cm. O interior herda o novo design e layout minimalista que estreou com o carro-chefe da marca, o CT6. Isto significa que oferece uma qualidade de materiais e montagem de primeiro nível: madeira, fibra de carbono, alumínio e couro são todos de verdade, passando uma sensação não só agradável ao toque, mas também de requinte ao habitáculo do modelo. O sistema multimídia CUE é novo e tem respostas mais rápidas. Isso sem contar com a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Para completar o pacote, ainda há ar-condicionado automático, teto solar, carregador de celular sem fio e um sistema de áudio premium assinado pela Bose, com 14 alto-falantes.

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Sob o capô, um V6 de 3.6 litros com 310cv e 38,6kgfm de torque é o responsável por tirar o SUV da inércia. Com foco na economia, o motor ainda possui tecnologia de desativação de cilindros. De acordo com a demanda de potência, o propulsor pode funcionar como um V4, além de dispor do sistema start/stop. A transmissão é automática de oito velocidades com opção de modo manual. Ela envia a força para o eixo dianteiro na versão de entrada ou para as quatro rodas nas configurações mais caras.

O sistema AWD adotado entrega a tração na frente, atrás e até mesmo nos lados, conforme a necessidade do veículo. Os amortecedores foram desenvolvidos pela ZF e contam com controle de amortecimento contínuo, que reduz a rolagem da carroceria e ajusta a suspensão – de mais firme a mais macia – de acordo com a necessidade. Segurança, aliás, é tratada como prioridade. São nove airbags, câmera com vista 360°, alerta de colisão com assistência de frenagem e de tráfego cruzado, sistema de detecção de pedestres, sensor de obstáculos laterais e outros recursos.

Em 2015, a Cadillac cresceu 7,5%. Um número modesto, levando em consideração o desafio de alcançar os alemães. Mas é preciso lembrar que, até recentemente, a marca explorava poucos mercados fora do território norte-americano. Na China, esse índice foi maior, de 16,5%. Com isso, o país asiático ganhará mais atenção nos próximos meses. Em contrapartida, nos Estados Unidos a estratégia é diferente. Por lá, a fabricante se concentra em melhorar a qualidade dos automóveis para entrar ainda mais firme no segmento premium.

(colaboração de Fabio Perrotta Jr./Auto Press)

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