Alunos do IF Sudeste criam veículo para competição nacional


Por Tribuna

30/03/2016 às 13h34

 

Alunos do Instituo Federal Sudeste de Minas – Campus Juiz de Fora disputam, entre os dias 31 de março e 3 de abril, a 22ª Competição Baja Sociedade dos Engenheiros Automotivos (Baja SAE, na sigla em inglês), um torneio em que carros off-road, como o minibaja, são projetados e construídos pelos participantes.  A equipe local, Equipe Corsários Baja, é formada por estudantes do curso de Engenharia Mecatrônica do Instituto Federal,  que aplicaram  a teoria dos conceitos aprendidos em sala de aula em uma situação real – no caso, a construção de um veículo.

PUBLICIDADE

Sendo o único time de Juiz de Fora, a Equipe Corsários Baja , que tem 18 integrantes, participa de sua terceira competição, sendo esta a segunda em nível nacional, enfrentando 74 grupos do país todo. O campeonato será realizado em São José dos Campos (SP), e o time disputa com “Christine”, protótipo especialmente desenvolvido para a competição, cujo nome foi inspirado no carro que protagoniza “Christine – o carro assassino” (1983), baseado em livro de Stephen King.  ” Desde os protótipos que fizemos para outras competições, trabalhamos em algumas melhorias.  “O carro está bem mais leve e também conseguimos melhorar as técnicas de transmissão, o que permitiu um aumento da aceleração e, por consequência, da velocidade final. Além disso, aperfeiçoamos mais o acabamento, utilizando técnicas mais parecidas com as da indústria automotiva”, diz o capitão do time Gabriel Barbosa.

Os corsários viajam amanhã para São José dos Campos, com expectativas não apenas para esta edição, mas também de olho no futuro. “Esperamos que nosso carro seja tecnicamente bem avaliado e que possamos aprender ainda mais, para nos aprimorarmos para as próximas competições”, diz Gabriel.  As equipes vencedoras do campeonato nacional terão a oportunidade de mostrar suas criações na etapa internacional, que será realizada nos Estados Unidos.

 

 

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.