Múltipla identidade
A Saveiro, quem diria, acabou se tornando o modelo mais sofisticado da linha BX da Volkswagen, que inclui ainda o sedã Voyage e o hatch Gol. A picape é a única que dispõe do motor 1.6 16V de até 120 cv, além do tradicional 1.6 8V, de até 104 cv, presente nos demais modelos da linha, e também de recursos como controle de estabilidade e tração. O distanciamento, que já vinha sendo estabelecido pela lista de equipamentos disponíveis, agora ficou explicitado no desenho da frente, elemento que até aqui a unia visualmente ao hatch e ao sedã. Farol, para-choque, capô e grade agora são exclusivos da picape nessa nova fase da atual geração da Saveiro – chamada de G6, mas é apenas a terceira em termos de plataforma em 34 anos de fabricação. Além disso, a frente ainda muda de acordo com a versão. Um visual mais simples para a básica Robust, outro com algum requinte para as intermediárias Trendline e Highline e um terceiro mais bem trabalhado para a Cross.
A lógica para este tratamento VIP que a Volkswagen resolveu dispensar à Saveiro é a de mercado. Relativamente, o segmento de picapes vem crescendo. Em 2014, a Saveiro representou 24% das vendas da família BX, com média próxima a 7 mil unidades mês. Em 2015, as 56 mil unidades da picape, ou 4.800 mensais, significaram 31% das vendas. Nos dois primeiros meses de 2016, foram perto de 3 mil por mês e 33% de participação na família. Mas além das vendas relativas crescentes, o segmento tem ótima rentabilidade. Picapes sofrem uma taxação menor, embora os preços ao consumidor sejam até mais altos que os de Gol e Voyage.
A Saveiro começa em R$ 43.530, com a versão Robust, que só tem cabine simples. Esta versão é destinada ao trabalho e só recebe ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas como opcional. A Robust manteve o painel antigo, mais simples, enquanto as demais configurações ganharam o mesmo interior de Gol e Voyage. A versão Trendline fica em R$ 47.970 na cabine simples, R$ 52.739 na estendida e R$ 56.270 na dupla. Nela, o ar-condicionado é mantido como opcional ao lado de inúmeros itens, como travamento remoto, rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro e sistema de som com suporte para celular.
A Highline, que começa em R$ 63.070, só tem cabine dupla e traz um inventário de equipamentos mais completo. Mas ainda ficam na lista de opcionais o sistema multimídia com espelhamento de celular, rodas de liga leve e capota marítima, por exemplo. A Volkswagen reservou para a versão de topo Cross os itens mais interessantes, mas que reforçam a visão de que segurança é item de luxo. Somente nela estão disponíveis o assistente de partida em rampa e os controles de tração e de estabilidade, por exemplo. De série, ela ainda traz rodas de liga leve e volante multifuncional. Ainda assim, itens como sensores de obstáculos dianteiros e traseiros ou sensores de chuva e de luminosidade só figuram na lista de opcionais e fazem engordar o preço inicial de R$ 66.110 para a cabine estentida e R$ 69.250 para a cabine dupla.
Neste preço está incluído também o motor 1.6 16V MSI. A potência máxima é de 120 cv com etanol e 110 cv gasolina. O torque fica em 16,8/15,8 kgfm com etanol/ gasolina. As demais versões trazem o propulsor 1.6 8V que rende 104 cv com etanol e 101 cv com gasolina. O torque é de 15,6 kgfm com etanol e de 15,4 kgfm com gasolina.
O visual também reflete esta maior sofisticação da versão Cross. Ela traz conjunto ótico com dupla parábola e luzes de seta quadrangulares. A grade é no estilo colmeia com detalhes em cromado. Nas entradas de ar sob o para-choque, o mesmo padrão em colmeia se repete e nas laterais os faróis auxiliares também são quadrangulares, enquanto a saia dianteira é pintada em prata. Highline e Trendline seguem um mesmo padrão visual. As duas repetem o farol da Cross, mas a grade é composta por finas barras horizontais. A entrada de ar sob o para-choque é trapezoidal, o que modifica o formato das luzes auxiliares. A básica traz o mesmo para-choque das versões intermediárias, mas sem pintura e sem janela para os faróis auxiliares. Os faróis são de uma só parábola, conjugados com luzes de estacionamento e de seta.