Pesquisa de JF ganha espaço em livro premiado


Por Guilherme Arêas

21/03/2016 às 19h25

Um estudo sobre a população em situação de rua de Juiz de Fora foi publicado no capítulo de um livro que, no fim do ano, venceu o prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional, na categoria Direito. A pesquisa foi desenvolvida pelas enfermeiras Denicy Chagas e Elaine Soares, do Hospital Universitário da UFJF (HU/UFJF), quando elas faziam residência em Saúde do Adulto. O objetivo era traçar o perfil destas pessoas na área da saúde.

Para chegar ao resultado, foram ouvidas 68 pessoas que frequentavam o Núcleo do Cidadão de Rua, da Prefeitura. Entre as descobertas, estão os motivos que os fizeram deixar seus lares, sendo rupturas familiares e abusos de álcool e outras drogas os mais comuns, com 29,4% em cada, e a situação quanto aos cuidados com a saúde. Neste caso, 72,1% afirmaram não fazer uso de medicamentos, e 61,8% disseram que não fazem exames preventivos.

PUBLICIDADE

O livro premiado é o “Direitos Fundamentais das Pessoas em Situação de Rua”. A participação se deu após convite do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o capítulo contou, ainda, com a participação da professora da UFJF Edna Aparecida de Castro, do Departamento de Enfermagem Aplicada, da Faculdade de Enfermagem, e do enfermeiro Edson José de Carvalho Magacho, que atua no HU/UFJF.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.