Trânsito será interrompido por procissão do encontro


Por Guilherme Arêas

21/03/2016 às 18h38- Atualizada 21/03/2016 às 19h48

Os católicos seguem participando dos ritos da Semana Santa na cidade. Após o Domingo de Ramos e a Procissão do Depósito, ocorridos respectivamente no último domingo e este (20), os juiz-foranos marcam a Terça-feira Santa com a celebração da Procissão do Encontro. O momento representa o encontro de Jesus Cristo e Maria na Via Crucis, a caminho do calvário. O momento é simbolizado pelas imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores.

“O encontro toca a vida de Maria, pois ela encontra seu filho antes da crucificação final. Ela nos convida a ter este encontro com o Senhor, que mesmo com a dor, demonstrou fé. A liturgia da Semana Santa é muito rica, pois celebra o ponto central da nossa fé: que é a vitória de Jesus sobre a morte. O momento da ressurreição é a possibilidade de todos termos fé, pois é a passagem da vida humana para a vida eterna, ao lado do senhor”, explica padre Welington Nascimento de Souza, vigário paroquial da Catedral Metropolitana

PUBLICIDADE

Várias paróquias promovem a procissão. A mais tradicional acontece pela Avenida Rio Branco, quando as imagens se encontram em frente à Catedral Metropolitana. A imagem de Nossos Senhor dos Passos sairá às 20h da Capela Senhor do Passos, na Santa Casa de Misericórdia, e direção à imagem de Nossa Senhora das Dores, que parte em sentido contrário da Igreja de São Sebastião, também, no mesmo horário. Quando uma imagem é colocada em frente a outra, é proclamado o Sermão do Encontro, que são as sete ultimas palavras de Jesus na cruz.

 

Trânsito interditado

Para a realização da procissão, haverá interdição total do trânsito da pista central da Avenida Rio Branco, no trecho entre a Santa Casa de Misericórdia e a Catedral Metropolitana, e da Rua Espírito Santo até o Adro da Catedral, conforme informações da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). Já a Rua Marechal Deodoro, em frente à Igreja de São Sebastião, a pista lateral da Avenida Rio Branco (sentido Manoel Honório/Bom Pastor) e o trecho da Rua Fernando Lobo até o Adro da Catedral serão interditados parcialmente.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.