Aulas da rede estadual são retomadas nesta sexta


Por Guilherme Arêas

17/03/2016 às 16h47

Após três dias de paralisação dos professores da rede estadual de ensino em Juiz de Fora, as aulas serão retomadas nesta sexta-feira (18) em horário normal. O movimento teve adesão de 70% da categoria e atingiu todas as escolas da cidade, parcial ou totalmente,segundo informações do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute). A entidade informou, ainda, que uma nova paralisação está prevista para o dia 7 de abril.

O movimento foi iniciado na última terça-feira (15) após convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e exigia, dentre outras reivindicações, o cumprimento do reajuste de 11,36%, acordado em maio do ano passado com o Governo Estadual. No mesmo dia, o governador Fernando Pimentel encaminhou à Assembleia Legislativa, em caráter de urgência, o projeto de lei que estabelece o reajuste de forma retroativa a 1° de janeiro deste ano. “Nós iremos acompanhar esta tramitação e, no dia 7 de abril, faremos nova paralisação estadual de advertência. Se o projeto não estiver aprovado até a data, tomaremos outras medidas”, informou a diretora regional do Sind-Ute, Victória Mello.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira (16), uma caravana com 70 trabalhadores da educação partiu de Juiz de Fora para Belo Horizonte, onde a pauta da categoria foi aprovada. Os professores exigem cumprimento da lei do piso, melhores condições de trabalho, mais segurança nas escolas, dentre outros. A reposição dos dias de aula será feita após o término da campanha salarial, de acordo com cronograma firmado entre professores e o Governo do Estado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.