Jornada discute apoio estudantil na UFJF


Por Tribuna

17/11/2014 às 19h21- Atualizada 19/11/2014 às 18h23

A UFJF irá promover a I Jornada de Apoio Estudantil com o objetivo de “construir novas diretrizes para o apoio estudantil junto com os alunos”, segundo a pró-reitora de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva, Joana Machado. O evento acontecerá na quinta e sexta-feira, nos anfiteatros da Faculdade de Engenharia, no prédio Itamar Franco. A pró-reitora enfatiza que a jornada foi criada para ser um fórum de discussão. “No primeiro dia, teremos uma audiência pública para que os alunos exponham suas ideias. No dia seguinte, iremos realizar grupos de trabalhos para discutir os encaminhamentos.”

O coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Victor Cezar Rodrigues, conta que esta será uma grande oportunidade para os alunos levarem suas demandas. “Não teremos somente respostas da Reitoria, e sim políticas efetivas.” Entre as reivindicações do DCE estão o fim das 12 horas de trabalho para que o aluno receba o auxílio na modalidade manutenção; implantação de políticas de reajuste anual das bolsas; processos seletivos menos burocráticos e avanço da implantação da moradia estudantil.
O Programa Bolsa permanência do Governo Federal também estará em pauta. Um dos critérios é a carga horária do curso que deve ser de cinco horas/aula por dia.

PUBLICIDADE

Atualmente somente os cursos de enfermagem e medicina se enquadram no critério. “Queremos uma reforma curricular para que mais cursos tenham direito ao auxílio.”
No final do evento, um palco será aberto para que os estudantes possam realizar manifestações culturais. Para conferir a programação e se inscrever, o aluno pode acessar www.ufjf.br/jornadaapoioestudantil.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.