Cidade tem a menor máxima desde o inverno


Por Tribuna

01/03/2016 às 18h05

Foto: Fernando Priamo/01-03-16

Os juiz-foranos experimentaram temperaturas de inverno nesta terça-feira (1º). De acordo com o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima não passou dos 20,9 graus, menor patamar dos últimos seis meses. Antes, a menor máxima havia sido observada em 14 de setembro do ano passado, com 16,1 graus, quando ainda era inverno. Se considerar apenas o verão, também foi o dia mais frio pelo menos dos últimos dois anos, já que em 2015 o menor índice foi registrado em 6 de fevereiro, com 21,6 graus.

A onda de baixas temperaturas, resultado de uma frente fria que atua no litoral Sudeste do país, deve permanecer pelo menos até sexta-feira (4). Até lá, os termômetros devem registrar de 16 a 24 graus.

PUBLICIDADE

O mês de março, iniciado nesta terça-feira, é caracterizado pelo fim do período de chuvas. Por isso, precipitações fortes ainda são esperadas. De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do 5º Distrito do Inmet, a previsão é de acumulado dentro da média histórica, de 198,3 milímetros, e temperaturas um pouco acima do previsto. Na média, a máxima deve ficar em 25,7 graus e a mínima em 17,5 graus.

“Em virtude do El Niño, estamos notando dias mais quentes do que o esperado, e por isso podemos ter dias com calor acima dos 30 graus. As frentes frias não se aproximam com tanta facilidade, deixando o céu mais claro”, explicou. Janeiro, por exemplo, terminou com máxima 0,7 grau além do esperado, e fevereiro 3,5 graus.

Fevereiro, aliás, terminou com regime de chuvas 4% acima do esperado, que era 217,4 milímetros. O maior acumulado foi observado no último sábado, com 74,8 milímetros. A maior temperatura registrada foi de 34 graus, dia 10, e a mínima 17,3, dia 12.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.