Conscientização e homenagem a Dominique


Por Nathália Carvalho

23/02/2016 às 18h09- Atualizada 23/02/2016 às 18h15

Estudantes criaram um panfleto explicativo sobre a dengue e entregaram a pedestres e comerciantes (Foto: Cláudia Beatriz Muller)
Estudantes criaram um panfleto explicativo sobre a dengue e entregaram a pedestres e comerciantes (Foto: Cláudia Beatriz Muller)

Amigos da estudante Dominique Marie Vieira Borges Varandas, 13 anos, que morreu no último dia 13 em decorrência da dengue grave, realizaram uma panfletagem nas ruas centrais com orientações sobre a doença no último fim de semana. A ideia surgiu do próprio grupo, que era da mesma sala da jovem, no Colégio Machado Sobrinho. Os alunos Isabela Muller Cobucci, Natan Cabral, Isabel Mota e Clara Marinho criaram um panfleto explicativo sobre a dengue e entregaram a pedestres e comerciantes. No documento, os jovens chamaram a atenção sobre dicas para combater o mosquito e ainda ensinaram uma receita de repelente caseiro.

Segundo a mãe de Isabela, Cláudia Beatriz Muller, o custeio da impressão dos 240 folhetos ficou por conta dos próprios meninos. “A ideia foi deles, porque eram muito amigos e queriam fazer algo pela Dominique. A ação surpreendeu a todos, porque as pessoas se interessavam em pegar o folheto, sendo que muitas lojas inclusive pregaram o documento na entrada. Foi muito bonito”, disse. Ainda segundo Cláudia, a ideia já rendeu frutos. “A tia da Isabela resolveu levar o panfleto para a escola em que trabalha e divulgar entre os alunos. Os meninos também já foram procurados por outras pessoas querendo participar da panfletagem e para realizar novas ações. Que isso sirva de exemplo também para outras pessoas”, completou.

PUBLICIDADE

A morte de Dominique provocou forte comoção nas redes sociais e entre familiares e amigos. Dois dias depois do ocorrido, estudantes da Escola Municipal Gabriel Gonçalves da Silva, no Bairro Ipiranga, onde o pai da menina é vice-diretor, realizaram um protesto para alertar a comunidade a respeito do mosquito. A entidade havia sido impedida de iniciar o ano letivo no último dia 2, devido a focos de Aedes aegypti encontrados nas imediações da escola.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.