Crise afeta hábitos de consumo
O brasileiro está tendo que rebolar para conseguir lidar com inflação elevada, aumento nos preços de produtos e serviços, além de altas taxas de juros. Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) investigou quais foram as consequências da crise financeira na vida do consumidor e mostrou que o aumento na conta de luz impactou as finanças para 80,4% das pessoas ouvidas. Já 69,1% disse que sentiram diferença nas compras de supermercado. Ambos os itens foram as despesas que tiveram os maiores aumentos, respectivamente de 33,4% e de 27,4%, nos últimos seis meses.
O levantamento ainda apontou que fatores externos relacionados à crise foram mencionados por 50,9% dos ouvidos para justificar o fechamento das contas no vermelho; não conseguir pagar as contas com o salário porque as coisas estão mais caras foi citado por 17,5%; diminuição da renda, por 15,7%; e perda do emprego, por 11%.
Além disso, a pesquisa mostrou que o brasileiro está alterando seus hábitos de consumo, como optar por produtos similares, reduzir a alimentação fora do lar e supérfluos. Na hipótese da economia se recuperar neste ano, 53,8% disseram que abandonariam atitudes positivas tomadas em meio à crise. A pesquisa entrevistou 804 consumidores acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais.