JF pode ter Conselho de Proteção aos Animais


Por Tribuna

12/11/2014 às 19h44- Atualizada 12/11/2014 às 19h53

Formar uma liga em prol do direito dos animais, composta por ONGs, protetores independentes e Prefeitura foi o propósito da reunião que aconteceu ontem entre o Demlurb, atual responsável pelo Canil Municipal, e representantes da proteção na cidade. O encontro contou também com a participação do vereador Noraldino Junior (PSC), autor de leis em benefício dos bichos. Uma das ações definidas foi a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais, que terá como objetivo contribuir para a definição de políticas públicas para a causa em questão.

De acordo com o diretor-geral do Demlurb, Marlon Martins, a aproximação do departamento com as associações já acontece por meio de reuniões regulares. “Estamos executando uma reforma geral no canil, e, além da melhoria na estrutura física, queremos aumentar a representatividade da sociedade no dia a dia do espaço através da criação de um conselho deliberativo e consultivo.”

PUBLICIDADE

Na ocasião, Noraldino defendeu a ação conjunta em prol dos animais do canil, propondo tratamento mais “carinhoso.” Segundo ele, a relação dos protetores com o Poder Público sempre foi um embate, mas a gestão atual tem se mostrado mais aberta à causa.

O protetor independente Átila Torquato disse que saiu satisfeito do encontro. “Queremos formar um grupo forte e coeso, que una a proteção em buscas de mudanças efetivas unicamente a favor dos bichos. O Demlurb tem mostrado boa vontade em atender nossas reivindicações.”

A criação do castra-móvel, a efetivação do Centro de Controle de Zoonoses e a ampliação do horário de visitas do canil também foram discutidas. O próximo encontro, ainda sem data para acontecer, definirá como será o trabalho conjunto das representações.

O Canil Municipal tem entre 400 e 500 animais disponíveis para adoção. Os interessados em adotar um bichinho podem entrar em contato com o Demlurb, pelo telefone 3690-3591, ou ir ao local, que fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30 e das 13h às 15h30, na Rua Bartolomeu dos Santos, Bairro Nova Benfica.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.