‘Debi & Lóide 2’ é a estreia solitária nos cinemas de Juiz de Fora
Há várias formas de se classificar os filmes no vasto universo do cinema. Em uma delas, é possível classificar as produções como filmes inteligentes com personagens inteligentes, filmes idiotas com personagens inteligentes, filmes inteligentes com personagens idiotas, e filmes idiotas com personagens idiotas. “Debi & Lóide”, em 1994, foi um dos inesperados sucessos do cinema, ao ultrapassar os limites exatamente desta última classificação, e desde então não faltou uma turba de fãs saudosistas que implorava por uma continuação. E eis que o sonho se torna realidade, com “Debi & Lóide 2” chegando aos cinemas de todo o mundo nesta quinta-feira, trazendo as mesmas duplas de diretores (os irmãos Bobby e Peter Farrelly, de “Quem vai ficar com Mary?” e “O amor é cego”, entre outros) e atores principais (Jim Carrey e Jeff Daniels).
Antes de chegar à continuação, a origem: “Debi & Lóide” trazia a história dos amigos estúpidos e de Q.I. baixo, Harry Dunne e Larry Christmas, que viajam pelos Estados Unidos para devolver uma mala de dinheiro que julgam perdida sem saber que, na verdade, ela foi “esquecida” para pagar um resgate. O misto de idiotice, escatologia e bom coração conquistou o público e ajudou a catapultar a carreira dos irmãos Farrelly, que debutavam na tela grande, e confirmaram o careteiro Jim Carrey como um dos astros da comédia dos anos 1990. Houve uma “continuação” em 2003 (na verdade, um “prequel”) com outros atores, mas o que o povo queria eram os originais.
Depois de muitas negociações e a decadência de Carrey, enfim chegou-se a um acordo. Bastava, agora, um fiapo de história, e a trama começa 20 anos depois do original com Larry catatônico em uma instituição de saúde, sendo visitado constantemente pelo amigo, que não sabe tratar-se de uma pegadinha do companheiro, que passou essas duas décadas se fingindo de alheio ao mundo. Unidos novamente, vem o drama: Harry descobre ter uma filha que foi dada para adoção e parte com Larry em busca dela – até porque, com um problema sério nos rins, vai precisar de uma alma caridosa para doar um órgão.
Mesmo com a promessa de menos escatologia, os fãs poderão conferir diversas piadas que remetem à produção original, além da presença do famoso “Cachorromóvel” e do guri cego (agora adulto) com seu periquito morto e sem cabeça. Ah, e a amizade pura e sincera de Harry e Larry continua lá, no meio do besteirol vitaminado dos Farrelly.
DEBI & LÓIDE 2
UCI 4: 13h10, 15h30, 17h50, 20h10 e 22h30 (até terça-feira). Alameda 2 (dub): 14h40, 16h50, 19h e 21h10. Palace 2 (dub): 14h40, 17h, 19h20 e 21h40. Santa Cruz 1 (dub): 16h30, 18h45 e 21h
Classificação: 12 anos