Obras para construção de binário avançam
Foi iniciada, nesta quinta-feira (11), uma nova etapa da implantação do binário na Rua Dom Silvério, Bairro Alto dos Passos, Zona Sul. Após o recapeamento asfáltico da Rua Belmiro Braga, operários da Empav agora trabalham no novo acesso para a Avenida Rio Branco. Para isso, está sendo removida uma parte da praça, onde será erguida a nova rampa de acesso à avenida, ao lado da lanchonete Aloha. A atual rampa será transformada em canteiro e área para estacionamento. Como forma de compensação do corte feito na praça, ela será ampliada até o canteiro em frente ao início da Rua Dom Silvério. Ainda não há prazo para concluir os trabalhos.
Conforme a Tribuna já divulgou, a Settra e a Secretaria de Obras iniciaram a intervenção naquela região na tentativa de reduzir os constantes gargalos que existem na área. Para isso, a Rua Dom Silvério, para quem segue a partir da Avenida Rio Branco para o Santa Luzia, será transformada em mão única até a Rua Barão de Aquino. Quem faz o caminho inverso irá acessar a Barão de Aquino em direção à Rua Belmiro Braga, que terá o fluxo invertido, até o novo acesso para a Avenida Rio Branco. A Avenida Vasconcelos também irá passar a ser mão única, na direção Belmiro Braga/Dom Silvério.
Segundo o diretor técnico da Empav, Renê Vieira, quando terminar o corte na praça, os operários começarão a atuar no recapeamento da Rua Dom Silvério. A previsão é que este trabalho comece amanhã e siga até segunda-feira, no entanto, podem ocorrer alterações no cronograma por causa das condições climáticas. A atividade será feita em meia pista, com sistema pare/siga, para não fechar completamente o acesso à Dom Silvério. Enquanto isso, a Settra fará a instalação do novo conjunto semafórico no cruzamento da Belmiro Braga com a Avenida Rio Branco. De acordo com a pasta, esta implantação deve ser feita ao longo da próxima semana.
Após a instalação dos semáforos, a Empav voltará ao local para pavimentar o novo acesso, destruir o atual e recompor os canteiros no entorno da praça. Por se tratar de trabalho conjunto que pode ter prazos alterados em razão das chuvas, a Settra ainda não definiu data para mudar os sentidos das ruas envolvidas e iniciar a operação do binário.