Pequeno e singular


Por VICTOR ALVES

11/02/2016 às 07h00- Atualizada 11/02/2016 às 13h36

Desde que foi lançado, em 1998, o Smart Fortwo tenta chamar atenção pela filosofia da praticidade de locomoção e visual descolado. O carrinho ganhou uma nova geração em agosto de 2015 na Europa, quando passou a dividir a plataforma com o Renault Twingo, mas ainda não disponível no Brasil. Sua combinação de esportividade com bons resultados no consumo de combustível torna o novo minicarro da Smart uma solução eficaz para o atual cenário de caos no trânsito das grandes cidades. Na versão conversível, o pequeno Smart Fortwo Cabrio chama atenção por onde passa, graças à variedade de cores para personalização, que dá uma aparência jovial e diferenciada ao carro – são mais de cem possibilidades de combinações de cores. O teto rebatível torna a experiência de dirigir o carro ainda mais divertida.

A nova geração do Smart Fortwo Cabrio tem design básico e limpo, mas moderno. Sua silhueta com linhas curtas, dimensões reduzidas e superfícies bem definidas deixam o veículo ainda mais funcional. O interior segue um padrão arredondado – caso do cluster, das saídas de ar e dos painéis das portas. As cores na cabine podem acompanhar as combinações externas. Esta nova geração está 10cm mais larga em relação à anterior – passou de 1,56m para 1,66 m. As outras dimensões permanecem as mesmas: são 2,69m de comprimento e 1,87m de entre-eixos.

PUBLICIDADE

Segundo a marca, o Smart Fortwo é um carro precisamente adaptado às áreas urbanas e voltado para um público “mente aberta”. A proposta de oferecer apenas dois lugares é baseada na média de passageiros dos veículos de passeio nos centros urbanos, que é menor que dois ocupantes por carro. Mais que isso, a Smart também aposta na baixa emissão de gases poluentes para vender o Fortwo Cabrio, já que se trata de um carro leve e capaz de gerar menor atrito.

São necessários 12 segundos para que a capota do novo Smart Fortwo Cabrio seja totalmente aberta. O comando para abrir ou fechar é feito através de controle remoto. O motorista ainda pode escolher três ajustes para a abertura do teto: fechado, semiaberto – quando ficam em evidência as barras de sustentação – e totalmente aberto. A marca oferece três opções de cor para o teto conversível: azul, vermelho e preto.

O pequeno Fortwo Cabrio está disponível na Europa nas versões Passion, Prime e Proxy. Há ainda duas opções de motorização, um 1.0 litro de 72 cv e outro 0.9 litro turbo, de 91 cv. Ambos têm três cilindros, com sistema Start/Stop. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automatizada de seis velocidades com dupla embreagem.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.