Corrida de olho 05-02-2016


Por Juliana Netto

05/02/2016 às 09h03

2016
Há quem diga que, no Brasil, o ano só começa após o carnaval. Pelo menos no mundo da corrida de rua, muitos dos amantes da modalidade reservam o período de fim de ano para descansar o corpo. Mas é chegada a hora do calendário de provas acelerar o ritmo e, com ele, a empolgação dos atletas para mais uma temporada de superação. Para começar com o pé direito, o preparador físico da equipe Saúde Performance Bernardo Miloski alerta para a importância de saber definir os objetivos com o treinamento. “Sempre que vamos iniciar um programa de treinamento o primeiro passo é ter metas bem definidas. A partir do momento que estamos retomando os treinamentos, passando por um período de inatividade, abusando um pouco mais na comida e na bebida, é importante retornar devagar e ir se readaptando ao processo de treinamento aos poucos, tendo paciência com o próprio corpo. Se possível, o ideal é passar por avaliações detalhadas, exames clínicos, e procurar um profissional de educação física”, diz Bernardo.

Pós-carnaval
Para quem não consegue ficar longe das pistas, mas também quer aproveitar o carnaval, a nutricionista Renata Gonzalez aconselha que os atletas saibam dosar a intensidade na folia para não prejudicar a programação de treinos. “O mais importante é beber água. O álcool desidrata. Por mais que tenha abusos, a água já dá uma aliviada. O corpo vai demorar para responder e voltar ao normal. Ele passa por um tempo de agressão e precisa se recompor. Quem corre sabe que não dá para beber e correr no dia seguinte”, alerta Renata.

PUBLICIDADE

XTerra Ibitipoca
Já aqueles que são tão aficionados por esporte que não trocam a corrida pelo carnaval podem se programar para os primeiros desafios do ano. Estão abertas as inscrições para o XTerra Ibitipoca, evento que acontecerá nos dias 19 e 20 de março. Serão cinco provas diferentes: corridas de 8,2km e 23km, duathlon, 23km de mountain bike e a kids mini corrida. Os interessados podem se inscrever no site www.xterrabrasil.com.br.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.