Táxis terão biometria a partir de agosto
A Prefeitura estipulou prazo de 180 dias para que os taxistas contemplados na licitação instalem o taxímetro biométrico, integrado ao sistema de monitoramento da operação, nos veículos em Juiz de Fora. Na prática, significa que o motorista precisará fazer a identificação através da impressão digital para liberar o taxímetro, antes de cada corrida. A regra, por enquanto, vale apenas para os contemplados na concorrência: 239 motoristas, sendo 134 antigos e 105 novos permissionários. A ampliação da exigência para os demais taxistas depende de criação de lei específica. O prazo começou a contar ontem, e os custos do equipamento e da instalação ficam por conta do permissionário.
Segundo o subsecretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, a implantação da biometria em toda a frota juiz-forana “é um desejo”, mas, para aqueles que foram contemplados no processo licitatório, “uma imposição”. Branco destaca que a obrigatoriedade está prevista no edital da concorrência. Na sua opinião, o equipamento viabiliza que permissionários e auxiliares efetivamente trabalhem no sistema de forma organizada. Segundo ele, o taxímetro biométrico já estaria preparado para não aceitar artifícios, como “dedo de silicone”, exemplifica.
Em resolução publicada ontem, a Settra destacou a importância do sistema de monitoramento integrado ao taxímetro com biometria em função da necessidade de melhoria na prestação do serviço público, de ferramentas de gestão através da coleta dos dados operacionais e de maior produtividade, diminuindo o consumo de combustível e da poluição. A busca de maior proteção e segurança para taxistas e usuários também foi destacada. Conforme a norma, caberá à Prefeitura utilizar os dados do taxímetro biométrico para fiscalizar e gerenciar o sistema, além de fornecer aos usuários informações de veículos disponíveis para o serviço.
Incorporação
A expectativa da Prefeitura é que, a partir de abril, os novos táxis estejam circulando nas ruas. Segundo o subsecretário, desde 23 de dezembro – data de homologação do concurso -, começou a contar o prazo de 90 dias úteis para entrega de documentos e vistoria dos carros, etapas que antecedem a efetiva incorporação da frota, hoje composta por 545 veículos na cidade.