Católicos celebram São Brás em Juiz de Fora


Por Bárbara Riolino

03/02/2016 às 13h15

missa-leo
Fiéis participaram de missa na Igreja de São Mateus (Foto: Leonardo Costa/03-02-16)

Nesta quarta-feira (3), a Igreja Católica celebra São Brás, santo conhecido por ser o protetor contra as doenças da garganta e considerado o padroeiro dos radialistas. Em Juiz de Fora, algumas paróquias realizam missas em homenagem ao santo. Em alguma delas, os sacerdotes vão realizar a tradicional “bênção de São Brás” ou “bênção da garganta”, que se faz cruzando duas velas sobre a garganta do fiel, rezando a oração: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

Por volta de meio-dia, muitos fiéis se reuniram na igreja São Mateus para acompanhar uma das missas e receber a bênção. Outras celebrações acontecem às 18h e às 19h. (Veja abaixo outros locais de missa na cidade).

PUBLICIDADE

São Brás nasceu na Armênia, foi médico e bispo de Sebaste. É considerado o protetor da garganta pois, certa vez, salvou um menino que agonizava engasgado com uma espinha de peixe atravessada. A história conta que, em uma época na qual os católicos sofriam perseguições por parte dos pagãos, São Brás abandonou o bispado e se escondeu em caverna de uma montanha isolada. Porém, acabou sendo descoberto e morto, em testemunho de sua fé sob as ordens do Imperador Licínio.

Missas ao longo do dia:

Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Bairu
Celebração às 19h, com a tradicional confraternização entre os profissionais da comunicação
Rua Doutor Alberto Vieira Lima, 50 – Bairu

Centro
Catedral Metropolitana, missa às 19h
Igreja São Sebastião, missa às 19h

Paróquia Santa Rita de Cássia, Bonfim
Missas às 15h e às 19h (fiéis devem levar duas velas)
Rua Barão do Retiro, 388

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Francisco Bernardino
Missa às 19h
Avenida Juscelino Kubitscheck, 790

Paróquia São Pedro, São Pedro
Missa às 19h

O conteúdo continua após o anúncio

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.