Polícias desencadeiam operação conjunta contra o tráfico de drogas


Por Eduardo Valente

23/01/2016 às 11h41- Atualizada 23/01/2016 às 17h41

Atualizada às 17h
Uma grande operação de combate ao crime organizado foi desencadeada pelas polícias Civil e Militar, na manhã deste sábado (23), em bairros da Zona Sudeste. Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Daniel Reche, da 4ª Vara Criminal. As ações ficaram concentradas nos bairros Vila Olavo Costa, Vila Ideal e Furtado de Menezes e contaram com efetivo de 136 policiais do 2º Batalhão da PM, além de membros da Polícia Civil. Também foram mobilizadas 35 viaturas e o helicóptero Pégasus, da PM. Até por volta das 10h30 deste sábado, 11 pessoas já estavam presas.

Conforme a tenente Evelyn Souza, da PM, a operação, batizada de Armagedom, foi desencadeada após investigações conjuntas entre as polícias, iniciadas em setembro. O foco era identificar pessoas em atividades criminosas nesta região, principalmente aquelas ligadas ao tráfico de entorpecentes. “Das 11 pessoas presas, dez foram em razão dos cumprimentos de mandados. A outra foi detida em flagrante, nas Granjas Primavera, com aproximadamente seis quilos de maconha. Apreendemos drogas e aparelhos de telefone celular.” Todo o material apreendido foi encaminhado para a perícia. Os detalhes da operação e o balanço final devem ser divulgados na segunda-feira (25), em uma entrevista coletiva.

PUBLICIDADE

A delegada Sheila Aparecida Oliveira, titular das 5ª e 6ª delegacias distritais, salientou que o nome da operação faz referência à batalha em que o bem sempre vence o mal. Ela adiantou que todos os 11 presos foram ouvidos e encaminhados ao Ceresp. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Polícia Civil, durante as investigações, adolescentes infratores também foram identificados como integrantes da organização criminosa. A participação de jovens no comércio de drogas e a insegurança na região foram recentemente abordadas pela Tribuna, em reportagem publicada no dia 20 de janeiro, com o título “Soldados do tráfico impõem medo em bairro”. A matéria revelou o medo dos moradores diante da crescente onda de violência que assola aquela área e a ausência de políticas públicas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.