Justiça suspende concurso da UFJF


Por Tribuna

07/11/2014 às 17h11

A Justiça Federal suspendeu o concurso público para professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com lotação no campus de Governador Valadares. As provas da seleção estavam marcadas para os dias 26 e 27 deste mês. De acordo com a decisão do juiz Sávio Soares Klein, a suspensão ocorreu porque os prazos previstos pelo edital do concurso estavam em desacordo com a legislação.

A UFJF atendeu à ordem judicial e, em nota, se limitou a dizer que “a Advocacia Geral da União (AGU) está analisando a decisão para tomar as providências cabíveis.”

PUBLICIDADE

De acordo com liminar ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), o edital do concurso estabeleceu apenas 33 dias entre a publicação do documento e a realização das primeiras provas, quando o Decreto n. 6944/2009 estabelece que o intervalo mínimo seja de 60 dias. O período de inscrições, um total de 12 dias, também foi apontado como “demasiadamente curto” pelo órgão, o que “limitaria o número de potenciais candidatos”.

A decisão do juiz Sávio Soares Klein afirma que “considerando a finalidade, a natureza e as normas que disciplinam o concurso público, a adoção de prazo mais extenso é medida que se impõe, revelando-se pertinente, por ora, a suspensão do concurso público para o provimento de cargos de professor da carreira de magistério superior – Campus Governador Valadares”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.