Radar


Por AUGUSTO PALADINO

21/01/2016 às 07h00- Atualizada 21/01/2016 às 09h22

SOPRO DE ESPERTEZA

A Ford vai lançar no Brasil uma versão turbo do Fiesta. O modelo será equipado com motor Ecoboost 1.0 de três cilindros flex, capaz de entregar 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O carro deve começar a ser vendido em meados de julho. Na Europa, onde já é vendido com um propulsor similar a gasolina, ele chega a 196 km/h e cumpre o zero a 100 km/h em 9,4 segundos, com relação peso/potência de 8,81 kg/cv. O consumo médio por lá é de 23 km/l.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A Volkswagen vai promover mudanças na Europa nos motores 1.4 turbo a gasolina e 1.6 diesel. Eles passarão a ser 1.5 litro, mas vão manter a arquitetura básica já existentes. No 1.4 turbo a gasolina, o curso dos pistões será alongado – o que renderá mais torque ao propulsor. Já em relação ao 1.6 turbodiesel, o diâmetro dos pistões será diminuído. Isso vai deixar os carros mais econômicos e leves. A estreia deve acontecer ainda este ano, na reestilização prevista para o hatch médio Golf.

PUBLICIDADE

NOME PRÓPRIO

Tudo indica que o nome do SUV compacto que a Honda apresentará no próximo Salão de São Paulo, em novembro, seja WR-V. O modelo será construído no Brasil, sobre a plataforma do monovolume Fit, e estará posicionado abaixo do HR-V no line up da marca japonesa. Esse nome já está registrado pela fabricante no Instituto Nacional de Propriedade Industrial desde abril do ano passado.

SEM OFERTAS

A Lamborghini confirmou que todas as 40 unidades previstas do exclusivíssimo Centenario já estão vendidas. O modelo é uma homenagem aos 100 anos do nascimento de Ferruccio Lamborghini, fundador da marca, e será revelado no Salão de Genebra, na Suíça, em março. A fabricante ainda não divulgou detalhes do superesportivo, mas sabe-se que ele terá uma versão mais potente do motor V12 6.5 litros de 700 cv. E que metade das unidades produzidas será na carroceria cupê e a outra metade, conversível.

TRATO FEITO

A Audi conseguiu fechar um acordo com o grupo FCA para registrar Q2 e Q4 como nomes de veículos futuros da marca alemã. Entre Q1 e Q9, essas eram as únicas nomenclaturas que não estavam em poder da fabricante alemã, que utiliza a letra “Q” para batizar seus utilitários esportivos. No Grupo FCA, Q2 e Q4 são siglas que identificam tecnologias de diferencial com deslizamento limitado e tração integral nos sedãs Ghibli e Quattroporte, da Maserati.

CARROS DE CINEMA

O ator Vin Diesel revelou nas redes sociais que o oitavo filme da franquia “Velozes e Furiosos” será lançado em abril do ano que vem e se passará na cidade de Nova York. Além disso, Vin Diesel ainda confirmou mais dois longas de continuação, totalizando dez e, provavelmente, encerrando o projeto nos cinemas. O ator, que que interpreta o protagonista Dominic Toretto, assinará ainda a produção executiva dos três próximos filmes.

NAS QUATRO RODAS

A Jaguar já oferece na Inglaterra uma versão do sedã médio-grande XF com tração integral. Assim como no médio XE e no cupê esportivo F-Type, ele utiliza um sistema entrega a força para o eixo traseiro, mas repassa-a para as rodas da frente quando há perda de aderência atrás. A configuração AWD é sempre associada ao motor 2.0 turbodiesel de 180 cv. Mas, pelo menos por enquanto, não há previsão de desembarque desta versão no Brasil.

NO VERMELHO

A crise nas vendas automotivas em 2015 afetou fortemente o setor de financiamentos. Segundo um levantamento divulgado pela Unidade de Financiamentos da Cetip, o total de veículos financiados no ano passado atingiu volume de 5,31 milhões de unidades, ou seja, uma queda de 16,9% em relação a 2014. As modalidades de crédito preferidas pelos consumidores foram o CDC, Crédito Direto ao Consumidor, com 82% de adesão, seguido do consórcio e do leasing, com 14,6% e 1,8%, respectivamente.

O conteúdo continua após o anúncio

CARGA ABENÇOADA

A Hyundai confirmou a produção da sua primeira picape, a Santa Cruz. O conceito apresentado no Salão de Detroit do ano passado recebeu sinal verde para ser fabricado e deve chegar às lojas já no ano que vem. A plataforma será a do atual Tucson – geração que sucedeu a do ix35 feito no Brasil. A Hyundai não confirmou detalhes de motorização ou mercados em que comercializará a nova picape.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.