Volvo S90 eleva às alturas os conceitos de requinte e segurança da marca
Luxo e segurança são atributos identificados com a imagem da Volvo. A marca foi reforçada financeiramente depois de adquirida pela chinesa Geely. Daí ter promovido uma sequência de lançamentos. Para o Salão de Detroit, a montadora sueca mostrou em primeira mão o novo S90, sedã que compartilha a plataforma modular usada no também recente XC90, SUV já vendido no Brasil. O sedã, no entanto, traz melhorias nos sistemas tecnológicos, como uma assistência de condução semiautônoma mais precisa. O S90 deve disputar mercado com adversários como BMW Série 5, Audi A6 e Mercedes Classe E – apresentado pela Mercedes no mesmo evento. No Brasil, o novo sedã sueco é esperado para o ano que vem.
O S90 foi projetado para ocupar o topo do portfólio da Volvo e tenta superar o carro que ocupava esta posição até recentemente, o S80. O visual segue as linhas do utilitário XC90. As bordas são arredondadas e o caimento dianteiro curto garante um espaço interno melhor ao sedã. A grade dianteira é em homenagem ao antigo P1800, modelo dos anos 60. As luzes diurnas agora aparecem num novo formato nos faróis, e identificam a nova assinatura visual da Volvo, chamada pela marca de Martelo de Thor.
O interior do S90 também segue a mesma linha do XC90. O painel é quase totalmente revestido em couro. Os detalhes de acabamento em madeira dão um ar sofisticado ao modelo. O principal destaque por dentro do sedã de luxo está na tela vertical de 9 polegadas do console central. Ali são exibidos e controlados todos os equipamentos elétricos e de navegação por satélite do veículo. Além disso, outras características – como temperatura do ar-condicionado e informações sobre a viagem – também estão disponíveis e prontas para serem configuradas.
Para dar movimento ao S90, a marca sueca adotou três opções de motores. A configuração base é um quatro cilindros de tração dianteira, alimentado por turbo e capaz de render 240 cv. Outra versão de motor é o T6, da linha E-Drive, de 2.0 litros, com compressor mecânico, que entrega 320 cv e torque de 40,7 kgfm. Esse mesmo propulsor equipa o XC90 que é vendido pela Volvo no Brasil. Por isso, especula-se que o sedã de luxo deve vir com essa configuração. Uma outra opção de motor é o T8 Twin Engine híbrido com tecnologia plug-in, de até 410 cv de potência máxima.
Uma grande novidade que ronda o sedã S90 é o sistema de condução semiautônoma. Esse mecanismo utiliza sensores para seguir as faixas da estrada e o carro da frente, para permitir ao motorista mais conforto em longas viagens. Segundo a fabricante sueca, o S90 será o primeiro carro a rodar nos Estados Unidos a possuir essa tecnologia, em velocidades de até 130 km/h. Além disso, o carro é equipado com sistema autônomo de frenagem de emergência, auto-estacionamento, sistema de câmaras de 360 graus e assistente de detecção de pedestres.