Tumulto no trânsito e aumento no número de faltosos no primeiro dia de Pism
Em função da chuva e de muitos candidatos que deixaram para se dirigir ao local de prova na última hora, o primeiro dia do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) foi marcado por tumulto no trânsito. Segundo a UFJF, o acesso ao campus universitário, um dos locais de prova na cidade, foi considerado lento após o meio-dia. Cerca de oito mil jovens fizeram prova no local, entre 13h e 17h30.
Em relação ao número de ausentes, a instituição informou que houve aumento de quatro pontos percentuais, se comparado ao índice do primeiro dia da edição 2015 do Pism. Neste domingo, 2.936, ou 12,29% dos candidatos,não foram realizar os exames. Somente no módulo I, foram 1.416 faltosos. Os estudantes que não compareceram aos locais de prova neste domingo estão automaticamente eliminados do processo seletivo.
Ainda de acordo com o balanço feito pela UFJF, 13 candidatos precisaram receber atendimento médico durante o horário de provas.
Os gabaritos das questões objetivas foram publicados ainda na noite deste domingo no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), organizadora do programa. As notas das questões discursivas serão divulgadas posteriormente no mesmo endereço. Já os candidatos do módulo III do Pism terão acesso às suas notas no dia 22 de fevereiro, às 15h, com publicação do resultado final no dia 29 de fevereiro, também às 15h. Participantes do módulo I e II terão suas notas divulgadas no dia 18 de abril, às 15h.
Duas erratas foram efetuadas na prova de questões objetivas do Pism III, referentes às questões 13 e 17, de matemática e de biologia, respectivamente.
Orientações para o segundo dia
A recomendação da UFJF para o segundo e último dia de provas é que os candidatos cheguem aos locais com antecedência. A instituição ainda reforça que a atenção deve ser redobrada, uma vez que trata-se de dia útil. O estacionamento ao longo do anel viário está proibido, e a Coordenação de Processos Seletivos pede que a comunidade não envolvida no Pism evite circular pelo campus.
Nesta segunda, os candidatos dos módulos I e II responderão questões sobre literatura, biologia, física e história. Já estudantes do Pism III farão provas objetivas de física, química, geografia e história, além de responderem a questões discursivas, de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido.
Na edição deste ano, o programa bateu recorde de inscritos, com 23.962 candidatos: um crescimento de 7% na comparação com o ano passado. São 11.930 inscritos para o módulo I, 7.023 para o módulo II e 5.009 para o módulo III. No total, são ofertadas 1.411 vagas: 1.161 serão distribuídas entre os 59 cursos do campus de Juiz de Fora e 250 serão destinadas às dez opções de graduação no campus de Governador Valadares. As cidades de Muriaé, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares e Volta Redonda também sediam o exame.