Instabilidade perde força, mas chuva deve seguir em JF


Por Juliana Netto

18/01/2016 às 09h08- Atualizada 18/01/2016 às 12h28

tempo-(2)Depois de um fim de semana de muita chuva, áreas de instabilidade geradas pela presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul devem perder força na região, ocasionando redução no volume de chuva em Juiz de Fora nesta segunda-feira (18).

De acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia deve ter céu encoberto, com temperatura máxima entre 20 e 22 graus. Neste domingo, os termômetros não ultrapassaram 20 graus. Segundo pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no campus da UFJF, entre sábado e domingo choveu cerca de 56,6 milímetros na região. Já segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, a média de chuva nas últimas 72 horas foi de 58,49 milímetros. Santa Terezinha (Zona Nordeste), Nova Era (Zona Norte) e Monte Castelo (Zona Norte) foram as regiões de maior concentração, com 102; 91,27 e 90,47 milímetros, respectivamente. Ao todo, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atenderam 60 ocorrências desde sexta-feira.

PUBLICIDADE

Conforme o meteorologista do Inmet, Luiz Ladeia, mesmo com a redução na instabilidade, a possibilidade de chuva em áreas isoladas ainda permanece, pelo menos até a próxima quinta-feira. “Mesmo com o afastamento das áreas da instabilidade, a umidade muito elevada ainda vai proporcionar as pancadas”, avalia.

Ainda segundo o Inmet, com as chuvas do fim de semana, o acumulado pluviômetro em janeiro atingiu 194 milímetros, cerca de 64,7% da média histórica do mês, que é de 299,8 milímetros.

Quer ter a sua foto do tempo publicada na Tribuna? Faça seu registro, publique a imagem no Facebook ou Instagram usando as hashtags #amanheceremjf ou #entardeceremjf. As mais bonitas e criativas podem aparecer no nosso site e redes sociais.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.